Catequese Arquidiocesana à Serviço reúne representantes dos 12 setores para avaliar atuação em 2017

Coordenadores de Catequese dos 12 setores da Arquidiocese de Manaus, cerca de 120 pessoas, estiveram reunidos no dia 7 de outubro, no Auditório Mãe Paula, do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam), em assembleia promovida pela Catequese Arquidiocesana à Serviço (CAS), para avaliar a caminhada e planejar as ações para 2018.

Segundo Vitória Maria, da coordenação do CAS, a assembleia também serviu para colocar um desejo do CAS que é construir o diretório arquidiocesano de Catequese e traçar a atuação da pastoral catequética de acordo com a realidade de cada comunidade. “Os coordenadores irão levar algumas perguntas para o seu setor e depois nos trarão as respostas e com isso teremos subsídios para o diretório e no próximo encontro poderemos verificar com eles o que podemos utilizar, sempre com base nos documentos da igreja. E na Assembleia de 2018 analisaremos o que está encaminhado para, então, em 2019 termos o diretório. É um longo processo até conseguimos construir esse diretório. Há o envolvimento de toda a Arquidiocese, inclusive de Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de Manaus, que nos acompanha e esteve presente conosco nessa assembleia”, afirmou

O CAS também comunicou aos presentes que em 2018 a assembleia será eletiva, onde serão escolhidos três dos seis coordenadores. Vitória, Josué e Cleidiane, sairão da coordenação para dar lugar a três novas pessoas. O processo de escolha inicia muito antes da eleição, pois são indicadas algumas pessoas que caminharão junto com a coordenação para estudarem sobre o que é ser coordenador, como acontece o serviço de coordenação, conhecer os documentos, e assim serão preparados para a eleição que acontecerá em setembro de 2018.

Foram programados encontros para o primeiro semestre para esclarecimentos sobre a construção do diretório da catequese e como eles podem colaborar. No segundo semestre foram agendadas formações conforme a necessidade dos setores, o retiro arquidiocesano, a mostra catequética, a celebração dos catequistas e a assembleia anual.