Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Nota de Apoio ao Movimento de Professores

Na semana que antecede o dia dos professores quero manifestar o respeito que a Igreja tem por vocês. Num país que vive uma “emergência educativa” o papel do professor é fundamental. Em meio a problemas que vão da falta de estrutura física adequada das escolas até a insegurança passando pelo constrangimento da terceirização de serviços, é louvável que os mestres se organizem para manifestar sua insatisfação e colaborar com poder público na busca de soluções.

A Igreja católica na série Pensando o Brasil, orienta as suas comunidades a Incentivar as pessoas a saberem o que se passa nas escolas onde seus filhos estudam, participar de reuniões e outras atividades destinadas aos pais que ali acontecem; apoiar seu envolvimento com o dia a dia das escolas que atendem às comunidades, de forma respeitosa e construtiva; Valorizar e colaborar com os professores dessas escolas, conhecê-los e trabalhar com eles na medida do possível; reivindicar com outras forças sociais, melhores condições de trabalho e melhor infraestrutura para essas escolas, sempre que necessário; Incentivar a construção e o acompanhamento das políticas públicas e ações afirmativas, que contribuem para o aumento do acesso, permanência e melhoria da qualidade de ensino.

Sabemos que a educação formal é um dos únicos caminhos de ascensão social e de acesso a cidadania no Brasil. Ninguém tem o direito de ficar indiferente a luta pela sua melhoria. Para os governantes educação deve constituir uma política de Estado que ultrapasse os objetivos de um período de governo ou interesses partidários.

Em meio as dificuldades não esqueçamos a beleza da profissão e o grande bem que vocês realizam.

Parabéns pelo seu dia.

 

Dom Sergio Eduardo Castriani

Arcebispo Metropolitano de Manaus


Deixe um comentário

3 Comentários em "Nota de Apoio ao Movimento de Professores"

avatar
Jonas Araújo
Visitante

Agradecemos imensamente o apoio de Dom Sergio a causa da educação pública

margarida
Visitante

É muito importante o apoio da igreja. Isso é ser cristão.

EDVILSON SOARES
Visitante
O RECONHECIMENTO É A MELHOR RECOMPENSA QUE NOS FORTALECE PARA ATUARMOS NO DIA A DIA COM MAIS VIGOR. PENA QUE POUCOS RECONHECEM QUANTAS DIFICULDADES ENFRENTAMOS PARA EXERCERMOS NOSSA TÃO BELA E IMPORTANTE PROFISSÃO. MEUS AGRADECIMENTOS AQUELES QUE NOS RECONHECEM, RESPEITAM E ACREDITAM EM NOSSO TRABALHO. TRABALHO ESSE QUE PARA MIM É DE GRANDE VALOR, POIS O SEU EXERCÍCIO É DESTINADO A FAVOR DO PRÓXIMO, ONDE BUSCAMOS SEMPRE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E A INTERAÇÃO SOCIAL DE FORMA JUSTA E IGUALITÁRIA. PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES QUE APESAR DAS DIFICULDADES EXERCEM SUA PROFISSÃO COM RESPONSABILIDADE, DEDICAÇÃO E AMOR. MEU RESPEITO E… Ler mais
wpDiscuz