Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois homenageia pessoas e instituições que contribuíram contra a corrupção

Na manhã do dia 4 de outubro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), o Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois  homenageou  com diploma Honra ao Mérito pelo combate à corrupção e participação nas ações desenvolvidas pelo Comitê na Eleição Suplementar 2017, no Amazonas. Três representantes da Igreja Católica foram homenageados,  Frei Paulo Xavier Ribeiro, Padre Geraldo Ferreira Bendaham  e Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Eduardo Castriani ; e a radialista Samara Souza, da Rádio Rio Mar, estiveram dentre os homenageados.

Dom Sérgio Castriani, que também recebeu o certificado enquanto representante da CNBB e autoridade da Igreja Católica em Manaus que deu total apoio ao Comitê, afirmou que iniciativas como estas são importantes pois incentivam que pessoas do bem se organizem contra a corrupção.  “A CNBB sempre participou de movimentos como este pelo Brasil, sobretudo pela ética na política, e quem faz o trabalho são pessoas concretas e instituições. Por isso é importante reconhecer para que as pessoas sintam que o bem está organizado e que somos muitos lutando contra a corrupção”, afirmou o arcebispo Dom Sergio Castriani,

O advogado e sociólogo Carlos Santiago afirmou que é muito  importante que pessoas da sociedade civil e instituições recebam um agradecimento  e homenagem pelo comportamento de combater a corrupção, de lutar por ética na política. É algo tão difícil no Brasil de hoje você encontrar pessoas  boas sendo homenageadas. Agora é o momento de homenagear pessoas que lutam por um Brasil justo, sem corrupção. E a Igreja Católica tem contribuído muito com isso, em parceria com a OAB-AM, com o Conselho de Contabilidade, com o Sindicato dos Jornalistas, com o Ministério Público nós estamos conseguindo plantar uma semente de que o Brasil pode ser bem melhor se todos dermos as mãos para construir um país melhor”, destacou Santiago.

A homenagem se constitui em reconhecimento às pessoas que atuaram na eleição ocorrida no Estado em dois turnos no mês de agosto passado, e que dentro de seu espaço profissional ou de militância política e social, contribuíram com sua ação cidadã voluntária. Com isso, tornou-se possível a divulgação de denúncias da população sobre irregularidades de campanha, tendo algumas delas sido transformadas em representações jurídicas produzidas pelo Comitê e acolhidas pelo Ministério Público e Justiça Eleitoral.

Confira abaixo, a lista com o nome dos homenageados:

• 1. Valéria Costa Silva Farinola, Waldelourdes Maia Lima e Fabiane Nunes de Morais – jornalistas do Jornal Amazonas em Tempo
  • 2. Aristide da Silva Furtado, Camila Pereira da Silva e Janaína Andrade de Lima – jornalistas do Jornal A Crítica
  • 3. Cristóvão Nonato da Silva –  jornalista Rádio e TV – CBN/Rede Amazônica
  • 4. Samara Souza e Silva – radialista Rádio Rio Mar
  • 5. David Carlos de Almeida – jornalista do Blog da Floresta
  • 6. Jonas Santos de Souza –  jornalista do Blog Da Amazônia
  • 7. Valmir Rodrigues Lima – jornalista do Blog Amazonas Atual
  • 8. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB/Norte: Frei Paulo Xavier Ribeiro e Padre Geraldo Ferreira Bendaham; Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani;
  • 9. Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, seção Amazonas: advogado, Jorge Carlos Pires Santiago;
  • 10. Escola Superior de Advocacia do Amazonas – ESA: Paulo José Pereira Trindade Júnior;
  • 11. Conselho Regional de Contabilidade – CRC/AM: Contabilista Manoel Carlos de Oliveira Júnior;
  • 12. Conselho Regional de Contabilidade – CRC/AM: Edna Maria de Oliveira Dinelli;
  • 13. Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ: jornalista Wilson Carlos Braga Reis
  • 14. Conselho Federal de Economia – Cofecon: Denise Kassama Franco do Amaral
  • 15. Procuradoria Regional do Ministério Público Federal no Amazonas – PRE/MPF/AM: Procurador Victor Riccely Lins Santos;
  • 16. Ministério Público do Estado do Amazonas – MPE/AM: Promotor Eleitoral, Flávio Mota Morais Silveira.