Círio de Nazaré 2017 ● A Festa da Fé em Manaus

Tema: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe” (Papa Francisco)

Lema: “Com Maria caminhamos seguros ao encontro de Cristo”

 

PROGRAMAÇÃO

CÍRIO
1/10 Dom 8h Missa de Abertura Oficial dos Festejos

07/10 Sab 18h Missa – Celebrante: Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo Metropolitano de Manaus
19h Transladação da imagem da Virgem de Nazaré (da Igreja Nossa Senhora de Nazaré para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima)

08/10 Dom 6h30 Missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima
7h Procissão do Círio (do Santuário de Nossa Senhora de Fátima para a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré)
9h Missa de chegada da Procissão do Círio – Celebrante: Padre Daniel Curnis, Pároco
11h30 Missa dos Jovens e das Famílias
18h Missa
19h30 Missa

14/10 Sab 16h30 Procissão do Círio das Crianças e Jovens: “Unindo crianças e jovens que crescem no amor de Maria”
18h Missa – Celebrante: Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, Bispo Auxiliar

15/10 Dom 8h Missa dos Enfermos e Anciãos
11h Missa dos Jovens e das Famílias
18h Missa
19h30 Missa

21/10 Sab 18h Missa

22/10 Dom 8h Missa
11h Missa dos Jovens e das Famílias
16h Caminhada Missionária – Arquidiocese
17h30 Recírio – Solene Procissão pelas ruas do Adrianópolis | Missa na chegada da procissão – Celebrante: Padre Daniel Curnis, Pároco
19h30 Arraial da Padroeira

 

 

Momentos de Oração | Missas em honra a Nossa Senhora de Nazaré
9/10 Seg 18h Encontro de Oração 19h Missa | Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios celebrante Padre Mauro Cleto | Tema “Narrativa da Fé” | Bênção da Água

10/10 Ter 18h Encontro de Oração 19h Missa | Santuário de Nossa Senhora de Fátima celebrante Padre Celestino Ceretta | Tema “Círio de Nazaré – A festa da fé em Manaus” | Bênção da Saúde

11/10 Qua 18h Encontro de Oração 19h Missa | Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebrante Padre Amarildo Luciano Silva | Tema “Maria, símbolo da Misericórdia” | Bênção do Sal

12/10 Qui 18h Adoração ao Santíssimo 19h Missa | Paróquia Nossa Senhora de Nazaré celebrante Padre Daniel Curnis | Tema “Início da Caminhada” | Bênção das Crianças

13/10 Sex 18h Encontro de Oração 19h Missa | Paróquia Nossa Senhora das Graças celebrante Padre Paulo César da Silva | Tema “Maria, a mãe da Eucaristia” | Bênção dos Idosos
16/10 Seg 18h Encontro de Oração 19h Missa | Santuário de Nossa Senhora Aparecida com o Padre Inácio Raposo | Tema “Nossos missionários” | Bênção da Família

17/10 Ter 18h Encontro de Oração 19h Missa | Catedral Nossa Senhora da Conceição celebrante Padre Joaquim Hudson Ribeiro | Tema “Maria, símbolo de missão” | Bênção das chaves das casas

18/10 Qua 18h Encontro de Oração 19h Missa | Paróquia Nossa Senhora das Mercês celebrante Frei Flávio Amorim | Tema “Pequenas procissões” | Bênção das chaves dos carros

19/10 Qui 18h Adoração ao Santíssimo 19h Missa | Paróquia Nossa Senhora de Lourdes celebrante Padre Paulo Pinto | Tema “Maria, mãe da fé” | Bênção dos Doentes

20/10 Sex 18h Encontro de Oração 19h Missa | Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe celebrante Padre Agnaldo Batista Gomes | Tema “Maria, a alegria do povo” | Bênção dos Agentes de Pastorais

 

 

Devoção a Nossa Senhora de Nazaré 

Os Jesuítas foram os primeiros responsáveis em propagar a devoção a Nossa Senhora de Nazaré por toda a região de Portugal e posteriormente para toda a Europa. A principal casa de estudos e noviciado do mosteiro Jesuíta em Portugal é dedicada a Nossa Senhora de Nazaré.

 

Devoção a Nossa Senhora de Nazaré no Brasil

No dia 8 de setembro do ano de 1630, após uma grande tempestade, um pescador saiu para ver suas redes no mar de Saquarema. Ao passar diante de um morro (onde hoje está erguida a Igreja Matriz dedicada a Nossa senhora de Nazaré), viu uma forte luz e foi verificar o que era. No local do brilho, ele encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Levou a imagem para sua casa na vila dos pescadores, reuniu todos os pescadores, fizeram orações e foram dormir. No dia seguinte, a imagem reapareceu no local onde havia sido encontrada. Isso aconteceu por duas vezes.  Todos entenderam que era para construir uma capela naquele local. Muitos milagres aconteceram a partir de então e a capela ficou pequena, sendo necessário construir uma igreja bem maior. Sua festa é celebrada no dia 8 de setembro.

 

Círio de Nazaré em Manaus

As primeiras procissões do Círio de Nazaré ocorreram no ano de 1955, no segundo sábado do mês de outubro a noite, quando foi realizada a transladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré partindo da Vila Municipal, para igreja de São Sebastião, ficando até o dia seguinte aguardando o momento maior, o Círio de Nazaré.  Algumas mudanças de percurso foram sofridas, ficando como percurso oficial, a transladação partindo da Igreja de Nazaré até o Santuário Nossa Senhora de Fátima. No dia seguinte a Imagem retorna em grande procissão, oficializada Círio de Nazaré.

 

Procissões dos Festejos

Transladação da imagem da Virgem da Berlinda ǀ 7/10

Sempre acontece no segundo sábado do mês de outubro, quando, após celebração da Santa Missa, os romeiros caminham com a Virgem da Berlinda da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Praça 14 de Janeiro.

Retorno da imagem da Virgem da Berlinda ǀ 8/10

Acontece na manhã seguinte, no domingo, quando a imagem retorna para a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré acompanhada de uma multidão que caminha, cantando e rezando em honra a Mãe de Deus, num trajeto de aproximadamente cinco quilômetros.

Círio das Crianças e dos Jovens ǀ 14/10

Este ano faremos a 4ª edição, envolvendo os nossos catequizandos de nossas Comunidades e também os filhos e netos dos nossos paroquianos que também querem homenagear a nossa Mãezinha.

Procissão Solene ǀ 22/10

Acontece quinze dias após o Círio, quando encerrando festejos, os devotos realizam a procissão pelas ruas circunvizinhas da Paróquia.

 

Recírio (festejos de encerramento)

Os Festejos acontecem quinze dias após o Círio com a Missa Solene seguida do tradicional arraial da Padroeira, que é realizado na Praça Nossa Senhora de Nazaré.

Arraial da Padroeira

O Arraial é o momento de confraternização dos todos os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, nele há comidas típicas, brincadeiras, bingos, apresentações musicais, etc. O arraial ocorre com o envolvimento de todos os paroquianos, bem como os Agentes das Pastorais, dos Serviços e Movimentos de nossa Paróquia.

 

Movimento da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré

Formado este ano, exclusivamente por homens que amam Nossa Senhora. Aos membros do Movimento da Guarda é concedida a honra de proteger a Imagem da Mãe de Deus, e não somente durante as procissões e celebrações, mas sim durante o ano todo com espiritualidade, estudos e formações.

 

Curiosidade

O termo “Círio” tem origem na palavra latina “cereus” (de cera), que significa vela grande de cera. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré em Belém e de muitas cidades do interior do Pará, bem como aqui em Manaus.

 

Símbolos do Círio

Esta grande Festa Mariana tem elementos tradicionais de representação da fé católica. A Corda, a Berlinda, o Hino da Santa, o Manto que juntos, significam a fé maior do povo paraense para com a sua Padroeira. Sem esses símbolos, a festa não teria o mesmo brilho, brilho esse que traduz toda a devoção e amor à Virgem de Nazaré. São eles:

 

  • Corda

Tornou-se o ícone do Círio, sendo o símbolo mais forte da procissão. “De forma espiritual, teologicamente falando, a corda é como o cordão umbilical que liga um filho à mãe, de onde ele recebe a seiva humana”.

A corda une sofrimento, fé e a crença em Nossa Senhora, que é cultuada por milhares de romeiros e personifica a penitência do povo peregrino à Virgem de Nazaré. Ela foi introduzida à procissão por acaso, em 1866, quando o carro de boi que conduzia a imagem da Virgem atolou próximo ao Mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará. Foi preciso emprestar uma corda dos barqueiros que por ali estavam, para desatolar a Berlinda. A partir de então, os organizadores da procissão sempre levavam uma corda, por precaução.

Desde 1866, a corda passou a ser o principal elo de ligação entre os devotos e Nossa Senhora de Nazaré em todos os Círios, em diversas cidades pelo Brasil a fora. É nela que homens e mulheres se unem, como num terço gigantesco, para agradecer a Virgem de Nazaré as inúmeras graças alcançadas.

Ao longo da procissão, o sacrifício de cada um dos promesseiros pode ser percebido nos rostos, nos pés descalços e nas mãos calejadas que se agarram ao meio palmo de promessa mais disputado da procissão.

 

  • Berlinda

Sem dúvida alguma é um dos mais belos símbolos do Círio, sendo mais que um simples objeto que conduz a Imagem de Nossa Senhora, é a personificação da veneração dos promesseiros à Mãe de Deus. Durante todo o percurso, a berlinda da Virgem de Nazaré é aguardada pelos devotos que se espalham ao longo das vias.

 

  • Manto

É mais um dos símbolos da Festa de Nazaré. A cada procissão, há sempre um novo manto envolvendo a imagem de Nossa Senhora. O manto tem sempre uma conotação mística. O evangelho relata, por exemplo, o caso da mulher que se curou depois de tocar no manto de Jesus Cristo.

Os novos mantos, confeccionados pelos nossos paroquianos, serão apresentados na Missa de Abertura no dia 01/10 às 8h.

 

  • Hinos de Nossa Senhora

Maria de Nazaré: composta em 1975 pelo sacerdote mineiro José Fernandes de Oliveira, conhecido como Padre Zezinho é uma figura ilustre no cenário católico brasileiro.

Vós sois o Lírio Mimoso: considerado o hino oficial do Círio de Nazaré, foi composto em 1909, pelo poeta maranhense Euclides Farias, que conseguiu descrever toda a devoção do povo paraense. Posteriormente, foi acrescido de um estribilho escrito pelo advogado Aldebaro Klatau, que cita o nome de Nossa Senhora de Nazaré.

Virgem de Nazaré: um poema de autoria da poetisa paraense Ermelinda de Almeida, que por volta dos anos 60 foi musicado pelo Padre Vitalino Vari.

Nossa Senhora da Berlinda: com letra e música do Padre Antônio Maria Borges, composta em 1987.

 

·       Promesseiros

Eles não faltam na Festa da Padroeira. Muitos participam da procissão descalços, outros vestem seus filhos de anjos, caminham segurando a corda, distribuem água, carregam pequeninas casas ou objetos de cera que representam as graças e curas alcançadas.

 

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

No ano de 1914 o Senhor Rodrigo Costa doou ao Frei José, um terreno, localizado próximo à praça do bairro, cujo nome era Nossa Senhora de Nazaré. Naquele local, Frei José começou a construir uma igreja, inicialmente em madeira e mais tarde de alvenaria, que foi inaugurada em 1942.

Em 1948 o então Bispo de Manaus, Dom João da Mata de Andrade e Amaral, com poderes recebidos da Nunciatura Apostólica, instituiu a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, confiando a responsabilidade aos padres do PIME – Pontifício Instituto das Missões Exteriores. Sendo assim, este ano nossa Paróquia comemora 103 anos de evangelização em Manaus, tendo como marco inicial de seus projetos no ano de 1914, com a doação do terreno no bairro da Vila Municipal, ao lado da praça Nossa Senhora de Nazaré, recebendo assim seu título de devoção.

Nosso Pároco, Padre Daniel Curnis é auxiliado nesta missão pelo Padre Paulo Prashant, Vigário, ambos missionários do Pontifício Instituto das Missões Exteriores no Brasil (PIME).

É formada por quatro Comunidades, sendo: Jesus de Nazaré (Conjunto Manauense), Nossa Senhora de Nazaré (Praça Nossa Senhora de Nazaré), Santo Antônio (Vila Amazonas) e São João Batista (Conjunto Celetramazon).

 

Pastorais, Serviços, Movimentos e Comunidades da Paróquia que servem no Círio

Pastorais: Animação Bíblico Catequética │ Batismo │ Comunicação │ Coroinhas | Dízimo │ Familiar | Litúrgica │ Saúde.

Serviços: Encontro de Casais com Cristo │ Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão.

Movimentos: Apostolado de Oração │ Guarda de Nossa Senhora | Grupo de Jovens Cirineus │ Grupo de Jovens Filhos de Nazaré | Grupo de Jovens Mensageiros de Deus│ Grupo Jovens de Cristo | Legião de Maria | Mãe Peregrina de Schoenstatt | Terço dos Homens.

 

 

Site: www.pnsnazare.org.br | E-mail: pascom.pnsnazare@gmail.com

Facebook: @paroquianossasenhoradenazaremanaus

 Instagram: @paroquianossasenhoradenazare

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários