Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Devotos de N.Sra.Aparecida acolhem imagem peregrina no Porto do São Raimundo e Igreja São Sebastião

A programação marcou o início do novenário em comemoração aos Jubileus de Estanho e de 300 anos da aparição da imagem no Brasil

A acolhida da imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, sem manto e sem coroa, aconteceu na tarde de domingo (1/10), no porto do São Raimundo, zona Oeste de Manaus. A Santa foi conduzida por um navio escoltado por marinheiros do Comando do 9° Distrito Naval da Marinha do Brasil. O gesto reuniu mais de cem pessoas devotas da padroeira do Brasil.

Ao chegar ao porto, um dos três importantes terminais hidroviários da capital, Aparecida foi entregue pelos pescadores à dona Terezinha de Jesus, 78 anos, escolhida para representar a comunidade católica e a história do Santuário que este ano completa 10 anos em que a igreja Matriz paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, foi declarada Santuário. “Segurar a imagem significa que Ela (Aparecida) me ama muito e à todos nós”, disse. Para Ney Alves, 40, pescador há 15 anos, o momento também foi especial. “Uma felicidade muito grande que eu não esperava. Nunca vou esquecer até porque sou devoto Dela (Aparecida) e sempre vou à missa”, completou.

Foto: Naine Carvalho/Pascom Santuário de Aparecida

Foto: Naine Carvalho/Pascom Santuário de Aparecida

 

 

 

 

 

 

 

O pároco do Santuário, padre Inácio Raposo, ressaltou a relação do gesto simbólico, realizado pela primeira vez, com o tema escolhido pela igreja, na capital. “Nós queremos nos aproximar do fato ocorrido há 300 anos, quando os três pescadores, que encontraram a imagem no rio Paraíba, próximo do Porto de Itaguaçu, na Vila de Guaratinguetá, em São Paulo, entregaram a Santa no dia 17 de outubro de 1717 para uma pequena comunidade. Representando, portanto a temática ‘Das águas ao coração dos humildes’”, explicou.

Em seguida a imagem foi conduzida por uma carreata, passando pelos bairros da Glória, Santo Antônio, Compensa e Avenida Constantino Nery até a paróquia de São Sebastião, no Centro, onde foi acolhida com o badalo dos sinos, fogos de artifício e depois houve uma missa celebrada pelo pároco.

A abertura oficial do novenário será nesta segunda-feira, 2, às 17 horas, com a procissão da imagem até o Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, na rua Alexandre Amorim, bairro Aparecida, zona Sul.

Mais sobre a programação

A programação também conta com as tradicionais novenas durante a noite, entre os dias 3 e 11 de outubro, a partir das 19h00, envolvendo romarias com a participação da comunidade e de outras igrejas para ofertar flores em homenagem à Nossa Senhora, além de um arraial no dia 7. Já no dia 12 (quinta-feira) a data comemorativa da Santa começa às 5h30 da manhã com uma carreata com a imagem, seguida pelo café comunitário partilhado e missas solene e das crianças. Pela tarde a programação inclui Terço Mariano, Ofício de Nossa Senhora, acolhida e oração dos devotos, procissão e missa campal de encerramento das festas jubilares presidida pelo arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, e bênção da placa Jubilar.

O padre Inácio Raposo, explica a importância da data para os católicos. “É um momento carregado de muito significado para a igreja porque a data representa um marco na história do Brasil, pois bem antes da Proclamação da República, da criação do selo, das armas e da bandeira nacional já existia a Aparecida. Além disso, os 300 anos lembra que Ela (a imagem) representa fartura de bênçãos e de graças, por isso, é o símbolo da devoção Mariana para o povo brasileiro”, disse.

II Hosana – Festival de Música do Santuário

A programação não para por aí! O II Festival de Música Cristã do Santuário de Aparecida, o Hosana, também promete reunir católicos apaixonados por música. Nos dias 13 e 14 jovens compositores vão se apresentar no palco em frente à igreja às 19h.

A integrante do Toque de Amor, grupo responsável pelo festival, Andreza Weil, explica o objetivo do evento. “A finalidade é, principalmente, evangelizar e incentivar os cantores católicos a socializar suas próprias composições com outras pessoas. As inscrições encerraram no dia 30 de setembro e a temática para a composição é livre. Os três primeiros colocados receberão troféus e prêmios em dinheiro de 1 mil, 600 e 400 reais. Além disso, vamos premiar as torcidas com a imagem de Nossa Senhora Aparecida”, explicou.

No dia 15 (domingo), a partir das 18 horas, será a vez das bandas católicas da capital agitarem as comemorações durante o Magnificat. As festividades encerram dia 28 com uma feijoada e Super Bingão Eletrônico vendido pelo valor de R$ 10,00 cada cartela.

“Entre os principais prêmios estão 2 mil reais e uma moto Honda incluindo dois capacetes. Todo o dinheiro arrecadado ajudará na manutenção do Santuário. Convidamos você e sua família para participarem de todos os momentos de oração e festa”, finalizou o pároco.

*O regulamento pode ser consultado pelo site: https://hosanafestival.wixsite.com/hosanafestival2017

História

A imagem foi encontrada em 1717 pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves nas águas do rio Paraíba, próximo do Porto de Itaguaçu, na Vila de Guaratinguetá, em São Paulo. Os três estavam há dias sem pescar e com a missão de levar peixe para a festa de recepção do famoso Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida, governante da capitania da cidade de São Paulo e de Minas de Ouro na época, que estava de passagem pela cidade.

Esperançosos eles fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus para que voltassem fartos de peixes para a festança. Quando estavam quase desistindo da pescaria, João Alves arremessou a rede novamente e fisgou uma parte do corpo da imagem escura de Nossa Senhora Aparecida. Emocionado, lançou a rede pela segunda vez conseguindo fisgar a cabeça da imagem. Em seguida veio o milagre. As redes enchiam-se de peixes, o que os deixou preocupados com o perigo do barco virar e perder todos os peixes apanhados.

“A cena é muito significativa. Vem carregada de simbologia porque lembra as pescas milagrosas vivenciadas pelos discípulos com Jesus, como quando Ele mandou avançar para as águas mais profundas em Lucas capítulo 5 e João capítulo 21. Da mesma forma a comunidade percebeu que Nossa Senhora estava mandando uma mensagem de que Deus não quer trabalho escravo de ninguém. O que deu origem ao nome genuinamente brasileiro à Santa de ‘Aparecida’. Uma história longa e de muita vitória junto aos pobres e por isso essa relação com o tema deste ano”, finalizou o padre Inácio.

*Com informações disponíveis no site: http://www.a12.com/editora-santuario/noticias

Sobre a data

No dia 12 de outubro é comemorado nacionalmente o dia de Nossa Senhora Aparecida. Data estipulada desde o ano de 1980, com a consagração da Basílica pelo Papa João Paulo II. A Basílica aloja até 45 mil fieis e é o quarto maior santuário mais visitado em todo o mundo.
Desde 12 de outubro de 2007 a paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, foi elevada à condição de Santuário por determinação do Arcebispo Emérito de da capital, Dom Luiz Soares Vieira, devido à representatividade do local e das graças alcançadas pelos devotos da padroeira.

História – O Santuário recebeu esse nome com a chegada dos Missionários Redentoristas vindos dos Estados Unidos, no ano de 1943, com o objetivo de instalarem uma nova paróquia e contribuírem com o processo de evangelização na Amazônia. Mas, somente em 1944, com a presença do bispo Dom João da Mata Andrade e Amaral, foi oficialmente fundada e recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Programação

– De 22 a 30 de setembro
Ofício de Nossa Senhora nas casas dos paroquianos

– Dia 1° de outubro
16h00 Acolhida da Imagem de Aparecida no Porto de São Raimundo e carreata até a igreja de São Sebastião

– Dia 2 de outubro
17h00 Procissão da Igreja de São Sebastião ao Santuário de Aparecida

– De 3 a 11 de outubro
19h00 Novena de Nossa Senhora Aparecida

– Dia 12 de outubro
5h30 Carreata com a imagem de Nsa. Sra. Aparecida
6h30 Café comunitário partilhado
8h00 Missa solene de Nossa Sra. Aparecida
10h00 Missa das Crianças de N. Sra. Aparecida
12h00 Terço Mariano
14h00 Ofício de Nossa Senhora
16h00 Acolhida e Oração dos Devotos
17h00 Procissão
18h00 Missa Campal de Encerramento presidida pelo arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani

– Dias 13 e 14 de outubro
19h00 II Hosana – Festival de Música Cristã do Santuário de Aparecida

– Dia 15 de outubro
18h00 Magnificat (missa e show com bandas católicas locais)
– Dia 28 de outubro

11h00 Feijoada e Bingão Eletrônico

 

Informações:  Secretaria do Santuário – 3633-5039/ 3633-4759
(PASCOM – PASTORAL DA COMUNICAÇÃO / Santuário de Nossa Senhora Aparecida / Manaus – AM)​

 

Por Naine Carvalho – Pascom do Santuário de N. Sra. Aparecida em Manaus


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz