Assembleia é realizada para prestação de contas e mudança na coordenação do Itepes e diretoria da AAPEC

Os membros da Associação Amazônica para a Pesquisa e Educação Cristã (AAPEC), a mantenedora do Instituto de Tecnologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes) estiveram reunidos na 12a. Assembleia, realizada na manhã do dia 29 de setembro, nas dependências do Itepes, localizada à rua Maromba, n.20 no bairro Chapada. Na ocasião,  foi realizada a apresentação do relatório acadêmico e administrativo do ano de 2016/2017, e aprovação da nova coordenação do Itepes, bem como a mudança de alguns membros da diretoria da AAPEC.

Durante a assembleia, padre Vanthuy Neto, diretor executivo do Itepes, fez um relato sobre as atividades acadêmicas e administrativas realizadas,de setembro de 2016 a setembro de 2017, e padre Cândido Cocaveli fez uma exposição do demonstrativo de receitas e despesas de janeiro a agosto 2017.

Também foram apresentados os desafios e realidades da Repam, pelo Irmão João Gutemberg; a edição de 2018 do Curso Realidade Amazônica para os novos missionário que chegam na região, os apelos dos bispos da 45a. Assembleia do Regional Norte 1, escola de capacitação litúrgica para as dioceses e prelazias e parcerias com universidades para certificação de cursos; e o Projeto Sion/Itepes.

Ao final, por ocasião da saída do padre Raimundo Vanthuy que retorna para a Diocese de Roraima para assumir  nova missão, Dom Sergio Castriani, diretor presidente da AAPEC, apresentou a indicação do novo diretor executivo do Itepes, padre Ricardo Gonçalvez Castro, sendo este aprovado pelos membros da Assembleia. Em seguida, junto com os presentes, reviu a composição da diretoria e elegeu novos membros, sendo eles:

• Diretor Presidente: Dom Sergio Eduardo Castriani
  • Diretor Vice-Presidente: Pe. Ronaldo Mendonça
  • Diretor Administrativo: Dom Marcos Piateck
  • Diretora Secretária:  Irmã Elsie Vinhote
  • Conselho Fiscal:
    • Irmã Leonéia Ferreira Furtado
    • Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira
    • Dom Zenildo Luis Pereira da Silva
    • Padre Marciney de Oliveira Marques

Antes do fechamento da 12a. assembleia, padre Vanthuy proferiu algumas palavras de gratidão pela confiança em seu trabalho a frente do Itepes pelo período de quatro anos, destacando algumas fragilidades, desafios e conquistas. Elencou também algumas atividades já planejadas para o primeiro semestre de 2018: Realidade Amazônica (janeiro 2018),  Atualização para  os diáconos permanentes, Teologia (fevereiro 2018),  Escolas Pastoral e Litúrgica (marco 2018) e Cursos intensivos e seminários (parceria Sion, Medellin e Ano do Laicato).

Sobre a AAPEC

A AAPEC foi criada em 2006, após a extinção do antigo Centro de Estudo do Comportamento Humano (Cenesc), diante da necessidade do Regional Norte 1 da CNBB de ter uma mantenedora para captar recursos para sustentar juridicamente o Itepes, além de ser um meio de captar recursos para manter suas atividades de educação cristã. Dessa forma, os cursos de formação dos padres, diáconos, religiosos e religiosas, e leigos continuaria em Manaus. O presidente é sempre o bispo metropolitano, no caso o Arcebispo de Manaus, e administrativamente o auxiliam a equipe administradora do Itepes, padre Vanthuy, padre Cândido e irmã Célia Santos. É composta pelos associados que são os bispos das dioceses e prelazias que pertencem ao Regional Norte 1 e congregações religiosos e institutos afins que queiram estar associados. As irmãs Doroteia, as irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, os frades capuchinhos, os redentoristas, salesianos, dentre outros.