Durante quatro dias, no período de 25 a 28 de setembro, aconteceu no Centro de Treinamento Maromba, a 45º Assembleia do Regional Norte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunindo bispos, padres, coordenadores diocesanos de pastoral, delegados das pastorais, religiosos e religiosas, leigos e leigas participantes de serviços, organismos, grupos e movimentos, que vieram do Amazonas e Roraima, para realizar o estudo do Documento da CNBB n.107: Iniciação à Vida Cristã (IVC), tema central da assembleia.
Foi uma vasta programação, realizada nos três turnos durante toda a semana praticamente, mas que na tarde desta quinta-feira (28/9), finalizou com chave de ouro, com os bispos das arqui/dioceses e prelazias, abençoando todos os presentes e fazendo o envio simbólico para a missão de cada um. Dom Mário Antônio, bispo da diocese de Roraima e presidente do Regional Norte 1, conduziu o momento, fazendo um breve retrospecto de tudo que aconteceu no decorrer da assembleia, até o momento final, onde pediu os bispos estenderem a mão e abençoar os caminhos para que as futuras ações realizadas principalmente no Ano do Laicato tenham aplicabilidade na realidade local.
“Deus é a luz, nós somos as velas acessas que vamos prosseguir o caminho da luz, muitas vezes feito em meio às trevas. Como missionários, seremos enviados como cordeiros entre lobos, por isso convido a todos os bispos aqui presentes para vir fazer esse momento do envio, pois se tem quem envia, tem quem recebe. Chegamos como brasa viva, acendemos a fogueira e agora iremos levar lenho e chamas, não apenas para a nossa residência, mas também para a nossa missão, pois se tivemos muito trabalho antes e durante à assembleia, agora que finaliza teremos muito mais. Agora fica a gratidão e o desejo de boa missão a todos”, disse Dom Mário.
Ações definidas
Para presidente do Regional Norte 1, a assembleia foi muito satisfatória, com dias de reflexão e estudo em cima do tema central: IVC, com propostas operativas para que a Iniciação à Vida Cristã continue avançando em nossas comunidades. “Concluímos hoje a 45º Assembleia da CNBB, Regional Norte -1 (AM-RR), onde vivemos a troca de experiências por meios de sugestões e celebrações. É nosso desejo que a IVC possibilite a todos um encontro real e concreto com Jesus Cristo, por isso a IVC tem um itinerário de formação dos discípulos missionário. Pretendemos no decorrer do tempo, viabilizar e efetivar todas as propostas em nossas dioceses e prelazias do Regional e que assim a nossa igreja continue produzindo muitos frutos para a vida do mundo e de todos que convivem conosco”, comentou Dom Mário.
Com relação ao Ano do Laicato (que junto ao tema do IVC e do lançamento da campanha “Compartilhe a Viagem”, foram os assuntos mais debatidos), “foi criada uma comissão de leigos e leigas com representação de cada arqui/ diocese e prelazia que ficaram incumbidos de articular as atividades a serem realizadas enquanto regional. Também foi assumido o compromisso de revitalizar os conselhos laicais aonde já existiu e instalar nas dioceses e prelazia que nunca tiveram. As dioceses e prelazias irão preparar suas celebrações de abertura do Ano do Laicato e proporcionar as Formações sobre o Documento 105 Cristãos leigos e leigas na igreja e na sociedade. Na reunião privativa dos bispos foi escolhido Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira como Bispo referencial do Laicato”, conforme explicou Patrícia Cabral, presidente do conselho de leigos da arquidiocese de Manaus.