Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Regional Norte 1 encerra estudo e destaca encaminhamentos para o IVC nas dioceses e prelazias

No encerramento do estudo do documento 107 da CNBB, realizado durante a 45ª  Assembleia do Regional Norte 1 da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB),  padre Antônio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, convidado a participar do encontro para auxiliar no estudo, apresentou um vídeo disponível no canal do youtube do Regional Sul 2 da CNBB, onde bispos da 55ª Assembleia Geral da CNBB esclarecem questões a respeito da temática Iniciação à Vida Cristã:  Itinerário para formar Discípulos Missionários na Igreja Católica do Brasil.

No vídeo os bispos presentes explicam o quão importante é trabalhar a Iniciação à Vida Cristã (IVC), visto que o tema aflorou e precisamos festejar por esta iniciativa pois o país precisa renovar e intensificar ações de encontro real com Cristo; foi falado sobre o termo mistagogia, que é educação para o mistério do amor de Deus revelado em Jesus Cristo que quer manifestar a salvação para todos os povos, a catequese, a iniciação à vida Cristã, os sacramentos, não são apenas processo de instrução ou escolarização, mas introduzir no mistério, recuperando a importante ideia que após celebrar os sacramentos a pessoa vai compreender melhor o que representa ser cristão.

No vídeo também destacam alguns desafios dos padres pois eles precisam fazer com que a sua comunidade seja acolhedora e conheça Cristo e evangelize a partir do testemunho da vivência cristã. Com o IVC quer-se, ajudando os catequistas no processo de encontro com Cristo, pois, assim como a Samaritana, ao encontrarmos o Senhor devemos tornar-nos missionários. Ainda destacaram que é preciso pensar em como fazer com que aqueles que vão ao nosso encontro tenham uma experiência real com Cristo.

Em seguida, houve a apresentação da síntese das discussões nos grupos de trabalho sobre a construção do projeto de Iniciação à Vida Cristã para as dioceses, que representam um novo passo como afirma o presidente do Regional, Dom Mario Antônio. Nesta houve a proposta de se criar uma comissão regional de IVC com pessoas que conheçam as diversas realidades, envolvendo bispos, padres e leigos, com a finalidade de articular o processo nas dioceses e prelazias; a realização de pré-seminários de IVC em 2018; a criação de uma comissão para confeccionar os subsídios para o IVC, dentre outros.  Segundo Dom Mario, tudo o que foi colocado atendeu às expectativas do início da assembleia.

Nas Comunicações Pastorais, houve a participação da Pastoral da Saúde, Pastoral Universitária, Pastoral Familiar, Pastoral do Surdo, Pastoral Presbiteral, Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Cáritas, Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes), Conselho Missionário Regional (Comire) e Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).

 

Imagem extraída do vídeo disponível no link https://youtu.be/2hBgo-iUzgs

 

 

 

 

 

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Regional Norte 1 encerra estudo e destaca encaminhamentos para o IVC nas dioceses e prelazias"

avatar
Maria osvaldina
Visitante

Muito belas as fotos do evento, parabéns Ana Paula pelo belo trabalho que faz com muita qualidade e relevância nas matérias publicadas. Meus sinceros votos de apreço à todos que fazem parte da assessoria de imprensa da Arquidiocese de Manaus.

wpDiscuz