Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Regional Norte 1 debate as propostas para o Ano do Laicato e a situação da migração com o lançamento da campanha “Compartilhe a Viagem”

Na tarde desta quarta-feira (27/9), os bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, coordenadores diocesanos de pastoral, leigos e leigas que estão participando da 45° Assembleia da CNBB – Regional Norte 1 (Amazonas e Roraima), que está sendo realizada desde a noite do dia 25 de setembro, no Centro de Formação Maromba, debateram sobre as propostas para o Ano do Laicato, que terá sua abertura oficial em todo Brasil, na festa do Cristo Rei em novembro. A situação da Migração no Regional e o lançamento da campanha “Compartilhe a Viagem”, sobre Migração e Refúgio, finalizou os debates do terceiro dia do encontro.

Dom Mário Antônio, bispo da Diocese de Roraima e presidente do Regional Norte 1 da CNBB, deu inicio a programação vespertina, abordando as principais características do Ano do Laicato, que traz como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13 – 14). Vale lembrar, que Ano do Laicato, inicia oficialmente na Solenidade de Cristo Rei, em 26 de novembro e tem por objetivo celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, além de aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, testemunhando Jesus Cristo e seu Reino na sociedade, como Igreja e Povo de Deus.

“Entendemos que este ano é importante não apenas para colocar em evidência os cristãos leigos e leigas que exercem, desde sempre, um papel fundamental na Igreja, não são meros colaboradores do clero e sim, corresponsáveis do ser e do agir da Igreja e toda a sua hierarquia. Por isso nós bispos, padres, religiosos e religiosas, queremos continuar caminhando com esses cristãos que são maioria em nossa comunidade. Dessa forma, o Ano do Laicato se torna uma ocasião fundamental para aprofundar a formação dos leigos e leigas em nossas comunidades, promovendo seminários, fóruns, congressos, novenas missionárias e tudo aquilo que visa melhorar a formação do nosso laicato que é uma fonte de benção para a nossa Igreja”, comentou Dom Mário.

Dom Mário ainda explicou quais são os objetivos específicos, as estratégias de ação a serem utilizadas no decorrer do ano e os Eixos de Ação, divididos em cinco frentes: Eventos; Comunicação, catequese e celebração; Seminários temáticos nos Regionais; Publicações e “Legado”, ou seja, o que fica como bandeira de compromisso e ação após o Ano do Laicato. “A Igreja no Brasil está se preparando para viver o Ano do Laicato, com uma missão que o próprio Jesus nos deixou: ser sal, fermento e luz na comunidade e na sociedade. Essa é uma grande oportunidade de gerar encontros de várias dimensões da vida humana, como: professores; políticos; comerciantes; profissionais da área da saúde, educação, comunicação, da economia e etc, para que possam tomar consciência da sua importância dentro da Igreja”, concluiu.

Campanha “Compartilhe a Viagem”, sobre migração e refúgio

Após a explanação de Dom Mário, a assembleia foi dividida em cinco grupos, separados por afinidade e espalhados por toda Maromba para tratar sobre os encaminhamentos referentes ao Ano do Laicato. Ao retornarem das reservadas, o grupão fez um pequeno intervalo para o lanche e na volta para o auditório, a Irmã Delíris Brum, articuladora da Cáritas Regional Norte – 1, deu enfoque na questão da campanha “Compartilhe a Viagem”, lançada pelo Papa Francisco com a proposta de abraçar a cultura do Encontro com os Migrantes.

“Hoje nós tivemos a apresentação da campanha mundial sobre a questão da migração e refúgio que acontece no mundo todo, o tema dessa campanha, “Compartilhe a viagem”, que tem esse significado para gente fazer memoria da caminhada do povo de Deus na bíblia que também foi migrante. O objetivo da campanha é sensibilizar, acolher e apoiar o migrante na realidade que vivemos hoje, de descaso, desumanização e descuido. O lançamento no Brasil foi realizado hoje a tarde, no Rio de Janeiro, no Corcovado de braços abertos e nós de Manaus faremos a nossa na celebração realizada no Santuário N. Sra. Aparecida”, explicou Ir. Delíris.

Mais detalhes da celebração de abertura da campanha você confere em: https://arquidiocesedemanaus.org.br/2017/09/27/20170927participantes-da-45o-assembleia-da-cnbb-regional-norte-1-celebram-o-lancamento-da-campanha-compartilhe-viagem-sobre-migracao-e-refugio/ 

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz