Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Representantes do Regional Norte 1 fazem estudos sobre documento 107 sobre Iniciação à Vida Cristã para fortalecer evangelização

Os bispos, padres e leigos da Arquidiocese de Manaus; dioceses do Alto Solimões, Coari, Parintins, Roraima e São Gabriel da Cachoeira; e prelazias de Tefé, Itacoatiara e Borba deram continuidade à Assembleia do Regional Norte 1 – Amazonas e Roraima, que está sendo realizado desde a noite do dia 25 de setembro, no Centro de Formação Maromba, localizado no bairro Chapada.  Neste dia iniciaram os estudos sobre o documento 107 da CNBB “Iniciação à Vida Cristã:  Itinerário para formar discípulos missionários, sob a assessoria do Padre Antônio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética.

Pe. Antônio iniciou sua explanação mostrando de que forma foi estruturado o documento 107 e que tenta mostrar um caminho para uma vida com Cristo e ajuda na criação de um projeto diocesano de Iniciação à Vida Cristã (IVC). Citou diversos exemplos que comprovam sua afirmativa de que o primeiro anúncio se dá não apenas pela palavra, nos encontros de catequese, mas também através de ações, da acolhida, do cuidado com o outro, da vivência da comunidade.  Afirmou que a igreja deve ser um lugar de acolhimento onde as pessoas se sintam complementadas.

Mostrou o livreto da novena de natal proposta pela CNBB para este ano, que foi preparada com temas tirados do documento 107 sobre IVC – Itinerário para formar discípulos missionários trabalha com a citação “Iniciação é mergulhar com todo o ser no mistério do amor de Deus”. Destacou a importância do Querigma. Após o almoço as atividades recomeçaram às 14h30, com oração e logo após veio o momento das Comunicações Pastorais, quando pastorais e organismos fizeram um breve resumo das suas atividades realizadas durante o ano. Na sequência, pe. Antônio continuou sua explanação, dando ênfase em como as dioceses podem elaborar seus projetos de IVC.

“Pela manhã nos fizemos uma fala mais introdutória a respeito do documento 107 da CNBB e agora pela parte da tarde desenvolvemos um pouco mais a respeito do projeto diocesano de Iniciação à Vida Cristã, onde conversamos sobre os agentes e os pressupostos importantes para que ele seja desenvolvido e terminamos deixando a proposta para que amanhã, nós façamos uma reunião por grupos para discutir um pouco a partir do texto que foi apresentado aos bispos de como chegar à elaboração de linhas mestras do Regional para as dioceses, para que tenham mais condições de elaboras seus próprios projetos de IVC”, resumiu o assessor padre Antônio Marcos.

Momento cultural e Lançamento do Ofício Divino da Juventude (ODJ) da Regional

Após o jantar que foi servido pontualmente as 18h30, o Ofício Divino da Juventude (ODJ), fez sua apresentação musical encerrando a programação do segundo dia da assembleia. “Estamos lançando hoje, na assembleia dos bispos e das pastorais, o ODJ do Regional Norte 1 que foi construído pelos próprios jovens e nesta noite vamos apresentar o livrinho que foi produzido em Parintins e São Gabriel da Cachoeira, com textos, orações, músicas, danças circulares, construídos pelos jovens das diversas dioceses do Regional e também estaremos lançando o CD com todas as músicas e mantras meditativos que estão no livrinho, que serão interpretados pela nossa ‘banda’ formada por integrantes de várias dioceses”, comentou Filipe Fialho, da secretaria Regional da Pastoral da Juventude.

Colaborou: Érico Pena

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Representantes do Regional Norte 1 fazem estudos sobre documento 107 sobre Iniciação à Vida Cristã para fortalecer evangelização"

avatar
Isiane Chaves
Visitante

Muito bom!

wpDiscuz