Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Bispos, padres e leigos participam da 45a. Assembleia do Regional Norte 1 (AM-RR) ocorrido em Manaus

No período de 25 a 28 de setembro, os bispos das nove arqui/dioceses e prelazias estarão reunidos na 45ª. Assembleia do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Amazonas e Roraima, cujo tema central será Iniciação à Vida Cristã. A abertura acontece nesta segunda-feira (25/9), às 18h, e nos demais dias a programação acontece de 8h às 18h, no Centro de Treinamento Maromba, situado no bairro Chapada (proximo ao shopping Millennium)

Na ocasião, também se discutirá sobre a realidade das populações indígenas nas localidades que compreendem o regional, os projetos missionários, a situação da migração no Amazonas e em Roraima, a campanha “Migração e Refúgio”, e farão alguns encaminhamentos sobre o ano do laicato (leigos).

Na quarta-feira (27/9), às 19h, haverá uma missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida, onde ocorrerá o lançamento da Campanha em prol dos migrantes e refugiados.

 

A abertura

O momento inicial foi marcado pela celebração eucarística presidida por Dom Mario Antônio presidente do Regional Norte 1; concelebrada por Dom Jose Ionilto, bispo de Itacoatiara; com o auxílio do diácono Francisco Andrade. Depois ocorreu um momento de apresentação dos participantes e leitura do relatório do Regional Norte 1.

“Estamos iniciando a 45a. Assembleia do Regional Norte 1 – Amazonas e Roraima que nesse ano tem como tema central a “Iniciação â Vida Cristã”, acompanhando a Assembleia Geral dos bispos, ocorrido em Aparecida – São Paulo, estamos reunidos em Manaus para acolher o documento 107 da CNBB, a continuar com as reflexões e estudos sobre o tema  para juntos assumirmos um compromisso em nosso Regional, dioceses e prelazias. Queremos, além da Pastoral Catequética, todas as Pastorais tomem conhecimento dessa proposta da igreja no Brasil, que vem do Concílio Vaticano II, fazendo com que a evangelização não seja apenas um ato doutrinal, mas também celebrativo e vivencial. O grande ganho da iniciação à vida Cristã é dar essa característica vivencial. Esperamos que essa assembleia nos ajude a refletir e avançar na evangelização de nossas comunidades com esse caminho de seguimento a Jesus” destacou dom Mario.

 

Sobre o Regional

A Igreja Católica no Brasil é organizada por circunscrições eclesiásticas, atualmente é composta por 18 regionais. Nesta série, conheça as curiosidades de cada regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): a começar pelo ‘Norte 1’, que abrange o norte do Amazonas e o estado de Roraima.

“O regional Norte 1 surgiu na perspectiva de melhor se organizar, para que a Igreja possa estar mais perto do povo e ser uma Igreja em comunhão”, explica o secretário executivo do regional, diácono Francisco Andrade de Lima. Para ele, o ‘Norte 1’ tem sido uma instância de comunhão, de articulação e apoio às dioceses, prelazias, pastorais, serviços e organismos.

“Nesse sentido, o regional tem uma relevância para a Igreja presente numa região de muitos desafios, sobretudo o geográfico (…). Apesar do isolamento, das distâncias, das dificuldades de comunicação, o ‘Norte 1’ tem procurado ser um espaço de comunhão, de participação e de apoio neste pedaço importante da Amazônia”, completa o secretário executivo.

Presidido pelo bispo de Roraima, dom Mário Antônio da Silva – eleito para o cargo em 2015-, o regional procura estar em sintonia com as indicações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. “Atualmente temos as nossas diretrizes em comunhão com as cinco urgências da Ação Evangelizadora, com pistas de ação para que cada Igreja particular, cada pastoral, movimento ou organismo possa caminhar de forma conjunta, criando uma grande rede de evangelização”, afirma dom Mário.

 

 

 

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz