Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

“Café & Debate” inicia encontro tratando de elementos essenciais para uma Igreja em saída

Cerca de 50 pessoas, entre leigos e religiosos, participaram da abertura do evento “Café & Debate”, realizado na noite desta sexta-feira (22/9) no auditório Mãe Paula do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam). O evento é organizado pela Arquidiocese de Manaus e traz como tema “Apelos do Papa Francisco para uma Igreja em saída: acolher, escutar e visitar”, tendo como formador, o teólogo pastoralista de São Paulo, Pe. José Carlos Pereira, que possui mestrado em Ciência da Religião, doutorado em Sociologia e pós-doutorado em Antropologia Social.

Durante a abertura, Pe. José Carlos não se aprofundou no tema propriamente dito, mas deu ênfase em explicar os elementos essenciais para uma Igreja em saída.  “Nessa primeira noite fizemos um resumo do que vai ser tratado amanhã (sábado), durante o dia todo onde vamos abordar os apelos que o Papa Francisco nos tem feito de uma igreja em saída. E hoje, trouxemos os elementos essenciais com base nas últimas cinco conferências no continente latino americano, principalmente Aparecida, em 2007 (que é base da igreja missionária), e com destaque nas cinco urgências da evangelização da igreja no Brasil”, disse o formador.

Segundo Pe. José Carlos, esses “elementos essenciais” para uma igreja de saída seriam a acolhida, a escuta e a visitação. “O acolhimento é a base da nossa igreja, pois tudo aquilo que nós fazemos depende do acolhimento e se não existir, todo a trabalho realizado na igreja não dará fruto e não irá muito longe. Mas também precisamos ser uma igreja que escuta os anseios do povo e da comunidade, e uma igreja que visita e vai ao encontro de quem necessita”, comentou o conferencista que tem vasta experiência no assunto, pois é autor de 67 livros, dos quais 16 foram publicadas pela PAULUS, com destaque para Pastoral da Escuta e Pastoral da Visitação.

Pe. José Carlos também deixou claro em sua abordagem inicial, o que significa o termo Igreja em saída, que será muito falado durante o encontro. “O Papa Francisco não quer uma igreja que só se reúna à quatro paredes, uma igreja que seja somente o templo, que fique só dentro de nossas celebrações ignorando ou não contemplando as realidades externas, aquelas que estão for a nos muros. Igreja em saída não envolve gente acomodada em torno das sacristias e sim pessoas que possuem uma vida de missão, de envolvimento pastoral, porque se não do que adianta vier às celebrações. Igreja em Saída nos tira da nossa zona de conforto e nos propõe um horizonte mais amplo, com olhar missionário”, explicou.

Acolhida e oração

Como acolhida era o tema central a ser abordado, é claro que não poderia faltar uma calorosa recepção feita pela equipe de animação, que deu as boas-vindas com toda alegria, fazendo a apresentação dos participantes por setores da Arquidiocese de Manaus e na sequência foi realizada uma mística com a Palavra de Deus passando no meio do povo até finalmente todos rezarem unidos a oração do Pai Nosso e da Ave Maria.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "“Café & Debate” inicia encontro tratando de elementos essenciais para uma Igreja em saída"

avatar
Isiane Chaves
Visitante

Muito bom!

wpDiscuz