Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Paróquia Santo Afonso celebra o crisma de 88 jovens e adultos

A Paróquia Santo Afonso, localizada na Av. Constantino Nery 5785, no bairro de Flores (Setor Alvorada), celebrou na noite deste sábado (16/9), o Crisma de 88 jovens e adultos provenientes das quatro comunidades que compõe a paróquia. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani e concelebrada pelo padre Gilson da Silva. Durante a sua homilia, Dom Sergio deixou para os crismandos a mensagem que tudo tem que ser perdoado e sempre ser perdoado, pois não há limite para o perdão segundo o evangelho. 

“O grande desafio da vida cristã é esse: perdoar a tudo e a todos, porque Deus é assim, é misericórdia, é perdão, é piedade e, se somos imagem e semelhança de Deus, temos que aprender a perdoar a raiva e todos os ressentimentos do coração. Jesus nos ensinou no Pai Nosso a pedir pão e perdão, e sem perdão não há vida, mas para perdoar nós temos que receber o Espírito Santo, pois aquele que recebe o Espírito Santo saberá perdoar e terá seus pecados perdoados”, disse Dom Sergio.

Após homilia, deu-se inicio ao rito propriamente dito, com os crismandos acendendo as velas no círio pascal antes de fazer a renovação das promessas do batismo; depois é realizada a invocação do Espírito Santo, com a imposição das mãos e por ultimo, a unção de cada crismando com o óleo consagrado. “É uma emoção muito grande e até inesplicável, a gente so sabe quando realmente acontece. Agora eu pretendo ver onde eu posso me encaixar na igreja, onde eu possa servir, já participo do grupo de oração aqui da paróquia e provavelmente irei me engajar na Pastoral da Juventude (PJ)”, disse a crismanda Gabriela Moraes.

Para o casal, Herom e Tadeuza, a sensação de receberem o sacramento do Crisma juntos, só vem fortalecer ainda mais o casal que tem como próximo objetivo, o matrimônio. “Nossa filha mais velha começou a fazer a crisma aqui e nós nos escrevemos para fazer parte da próxima turma ao mesmo tempo que começamos a frequentar essa paróquia. Aí eu tomei esse compromisso para mim que ainda não tinha feito nem a catequese. Agora depois do Crisma, vamos procurar nos engajar em alguma pastoral da comunidade e o próximo passo é o casamento”, comentou o sorridente casal.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Paróquia Santo Afonso celebra o crisma de 88 jovens e adultos"

avatar
Isiane Chaves
Visitante

Muito bom!

wpDiscuz