Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Catedral Metropolitana de Manaus realiza solenidade do Crisma de 26 jovens e adultos

Dom Sergio Castriani, Arcebispo Metropolitano de Manaus, ministrou na manhã deste domingo (10/09) o sacramento do Crisma para 26 jovens e adultos da Catedral Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz). Segundo a coordenadora, Neila Picanço, foram duas turmas de crismandos que se prepararam durante um pouco mais de um ano, sendo os primeiros a seguir o método do IVC (Iniciação à Vida Cristã).

O rito do Crisma é realizado praticamente em três partes: renovação das promessas do batismo; imposição das mãos e a unção a cada uma dos crismandos com o óleo consagrado, todos esses atos realizados pelo arcebispo após a realização da homilia. “Essa turma começou em 2016, com encontros teóricos aos sábados as 17h, que seguiram um conteúdo programático que fizemos para eles e, no decorrer fizemos alguns momentos de visitas, partilhas, confraternização, espiritualidade, retiros”, disse Neila Picanço, coordenadora da catequese.

Ao final da celebração, em meio há algumas homenagens e agradecimentos, a coordenadoria das pastorais da catedral também parabenizou a equipe da catequese da catedral responsável pela preparação dos crismandos que hoje receberam o sacramento, assim como também agradeceram a Dom Sergio pelo carinho, atenção e disponibilidade, se fez presente na celebração. Mas sem dúvida, nenhuma alegria era maior dos crismandos que foram unânimes em afirmar que o Crisma só veio somar no crescimento da sua caminhada cristã.

“Vai mudar muito, antes eu sentia que faltava alguma coisa, mas agora eu estou mais preparada para seguir minha caminhada religiosa durante o dia-a-da” disse Ilsa Nunes, neo crismada e integrante da PJ da catedral. “Encontrei na fé, uma caminho para a cura de uma enfermidade. Acredito que é uma mudança para melhor, depois que comecei a fazer a crisma eu voltei para o grupo de canto que participo junto com a minha mãe e também da pastoral da liturgia”, comentou Bruna Vieiralves.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz