Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

4º. EBRUC reúne bispos, padres assessores e leigos para abordar a presença Cristã nas Universidades

“Presença Cristã na Universidade: Identidade, Pluralidade e Dialogo” foi o tema 4º. Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), realizado entre os dias 7 e 10 de setembro em Manaus, na Faculdade La Salle, que reuniu 300 pessoas dentre estudantes e profissionais do meio universitário de todo o Brasil. O evento é uma iniciativa do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizada a cada dois anos cuja proposta é reunir pessoas de todo o Brasil que atuam no meio universitário para refletir, partilhar e articular a ação evangelizadora nesse meio que constitui um dos “novos areópagos” da Igreja.

Dom João Justino, bispo presidente da Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB, esteve no encontro e ressaltou a importância de se realizar o EBRUC. “O objetivo do encontro foi sempre partilhar as muitas experiências que acontecem por esse extenso país, de evangelização no âmbito universitário, que nós chamamos de Setor Universidades, porque além da Pastoral Universitária, também há movimentos eclesiais,  congregações e novas comunidades que desenvolvem outros trabalhos com universitários. O Ebruc reúne as diferentes experiências com o objetivo de partilhar e de incentivar, sensibilizar para a importância da presença Cristã, evangelizadora, no ambiente  universitário.  Realizamos esta 4. Edição em Manaus e a escolha do local foi realizada no encontro de 2015, no Espírito Santo, pois havia o deseja de vir ao coração da Amazônia para aqui conhecer experiências desse chão”, destacou o bispo referencial.

Na ocasião foram abordados os temas “Presença Cristã na Universidade: Identidade, Pluralidade e Diálogo”; “Identidade, Pluralidade e Diálogo” e “Espiritualidade, Reflexão e Socieducativo”. Houve grupos de Discussão Simultâneos; Oficinas de Desenvolvimento Pastoral; e vivência do Projeto Missionários Universitários na Amazônia: comunidades indígenas comunidades ribeirinhas, comunidades rurais e comunidades urbanas.

Para o leigo Rodrigo Felix, coordenador da Pastoral Universitária no Regional Leste 1 – Rio de Janeiro, foi muito especial vir para Manaus conhecer a realidade local e vê-la com os próprios olhos foi uma experiência muito enriquecedora. “Vir aqui e viver a experiência da ação missionária que fizemos nas comunidades, foi muito gratificante e nos fez ter um compromisso maior com essa realidade da Amazônia. E nós do Rio de Janeiro, ficamos com esse compromisso de levar essa temática da Amazônia para o Rio de Janeiro”, afirmou.

O assessor do Setor Universidades, padre Danilo Pinto, ressaltou os pontos fortes desta quarta edição do encontro. “A vivência missionária, as formações, os momentos de espiritualidade, a liturgia linda e integrada com a vida como é a liturgia do povo amazônida e da Igreja presente na Amazônia. Foi um dos EBRUCs muito especial que tivemos por conta da sua estrutura, da participação de representantes de sete países, com um palestrante internacional e a participação de 25 professores colaborando nas palestras. Foi muito rica em qualidade e nas contribuições que puderam experimentar nesses dias, com o carinho do povo manauara”, afirmou.

O anfitrião, o arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Sergio Castriani, destacou que foi enriquecedor sediar este encontro nacional e tratar das questões locais. “Um encontro como esse enriquece muito aquele que o recebe, pois a hospitalidade é uma virtude cristã.  Ao mesmo tempo nós pudemos oferecer a eles o que temos de melhor que é a vida, a fraternidade, a espontaneidade, a sabedoria de vida, e mostrar a nossa preocupação com a natureza, com as questões ecológicas. É com muita alegria que recebemos este encontro aqui e esperamos poder acolher outros.  Manaus é uma cidade considerada longe, mas quando chegam aqui, ficam muito satisfeitos com o que encontram e nós ficamos mais satisfeitos ainda em poder acolher aos que vem”, destacou o arcebispo.

 

Lançamentos

No penúltimo dia ocorreu o lançamento do novo portal do Setor Universidades, disponível no endereço eletrônico http://universidadescnbb.com e do Programa Missão País, cujo objetivo é a promoção de experiências missionárias no âmbito universitário no Brasil, para que por meio delas seja possível favorecer uma transformação social das realidades através do testemunho e anúncio do Cristo Ressuscitado.

Encerramento

A missa, realizada no dia 10 de setembro, na Catedral Metropolitana de Manaus – Igreja Nossa Senhora da Conceição encerrou a programação.  Presidida por Dom João Justino, arcebispo coadjutor de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, foi concelebrada pelo Arcebispo de Manaus Dom Sergio Castriani e pelos padres Silas Silva (SJ), assessor eclesiástico da Pastoral Universitária de Manaus; Danilo Pinto, diocesano de Salvador a serviço da CNBB como assessor do Setor Universidades; Noel Gonzaga, da diocese de Campanha (MG); Eduardo Rocha, assessor da Pastoral em Tubarão – Santa Catarina; Antônio Ronilson (SJ) assessor da Pastoral em Boa Vista – Roraima; e Edson Tomé (SJ) diretor do Centro Magis Amazônia em Belém(PA), auxiliados pelo Diácono Ruzeval Rodrigues.

Durante a missa, Dom João manifestou gratidão à igreja de Manaus pela acolhida do evento, agradeceu a Dom Sergio por permitir que presidisse a celebração e destacou a tradição de chamar atenção para importância de viver a palavra de Deus em setembro, no mês da bíblia, e de alimentar a espiritualidade e o coração com a palavra de Deus, da mesma forma que alimentamos o corpo.

 

Confira as fotos na Fanpage da Arquidiocese de Manaus

https://www.facebook.com/pg/arquidiocesedemanaus/photos/?tab=album&album_id=1406815519432578



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz