Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Celebração Eucarística marca o encerramento do IV EBRUC

Dever cumprido, sonho realizado e tantos outros adjetivos poderiam ser utilizados para expressar o quão importante foi esta celebração que marcou oficialmente o encerramento do IV Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), realizada na manhã deste domingo (10), na Catedral Nossa Senhora da Conceição, centro.

Presidida pelo Arcebispo Coadjutor de Montes Claros, (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, bispo referencial do Setor Universidades Dom João Justino, concelebrada pelo Arcebispo de Manaus Dom Sergio Castriani e pelos padres, Silas Silva, sj assessor eclesiástico da Pastoral Universitária de Manaus; Danilo Pinto, diocesano de Salvador a serviço da CNBB como assessor do Setor Universidades; Noel Gonzaga, da diocese de Campanha (MG); Eduardo Rocha, assessor da Pastoral em Tubarão (SC); Antônio Ronilson, sj assessor da Pastoral em Boa Vista (RR) e Edson Tomé, sj diretor do Centro Magis Amazônia em Belém(PA), auxiliados pelo Diácono Ruzevel Rodrigues.

O evento que está em sua quarta edição foi realizado na Faculdade La Salle, nos dias 7, 8 e 9, com o tema: Presença Cristã na Universidade: Identidade, Pluralidade e Dialogo, contou com cerca de 300 pessoas entre, professores, servidores, funcionários e universitários vindo de quase todos os estados do país, uma palestrante de Milão, Itália, coordenação local e nacional, voluntários de Manaus e Altazes (AM), Satarém (PA), além de palestrantes e oficineiros. Dos 18 regionais da CNBB 10 estiveram representados, também tivemos presença de 7 países e 3 continentes.

Homilia

Durante sua homilia Dom João, manifestou gratidão a igreja de Manaus pela acolhida do evento e agradeceu a Dom Sergio por permitir que presidisse a celebração. Relatou de como ouviu falar de Manaus, por meio de Dom Clóvis Frainer, OFMCap que esteve à frente da Arquidiocese de Manaus nos anos de 1985 a 1991 e após foi transferido para Juiz de Fora (MG), onde Dom João o conheceu ainda em formação.

Seguindo a homilia, faz memória do mês de setembro no qual como católicos lembramos da Bíblia, “já é uma tradição que no mês de setembro nos dedicamos a chamar atenção para importância de viver a palavra de Deus […] olha, nós precisamos alimentar nossa vida espiritual como alimentamos nosso corpo todos os dias, e é muito importante que todos os dias, dediquemos ao menos um pouquinho, nem que seja para ler o Evangelho do dia, para alimentar nossa coração com a palavra de Deus…”. Enfatizou que a liturgia do dia, nos convida a viver o mandamento do amor.

Antes da benção final no momento de avisos, agradecimentos e homenagens ficou visível a emoção e sentimento de “deu tudo certo”, pe Silas iniciou o momento com agradecimento a Dom Sergio, por ter aceito o desafio de sediar o 4º EBRUC, seguiu agradecendo a todos os setores pastorais da arquidiocese. Pe Danilo como assessor do Setor Universidades, proferiu algumas palavras de agradecimento em nome da equipe nacional.

Uma homenagem em particular foi a que mais emocionou a todos, momento em que pe Silas, tomou novamente a palavra e direcionou ao coordenador arquidiocesano da Pastoral Universitária, Janderson Thayson e externalizou sua gratidão em nome de toda coordenação, como resposta a homenagem Janderson desabafa, “que ninguém me despreze por ser jovem”.

 

Fotos: Ayla Silveira



Por: Arthur Amorim

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz