Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Casa de acolhida à soropositivos em tratamento completa 12 anos de existência em Manaus

Missa e almoço festivo marcaram as comemorações pelos 12 anos de criação da Casa Frei Mário Monacelli, que tem acolhido muitos enfermos soro positivos de diversos municípios em tratamento na cidade de Manaus. Momentos de muita emoção marcaram a celebração eucarística que foi presidida por padre Orlando Gonçalvez, e concelebrada por Dom Sergio Castriani e os freis Paolo Braguini, Mário Ivon, Fulgêncio Monacelli,  Ricardo Farias, auxiliados pelo diácono Ozier Coelho, que também atua na administração da Casa.

 

Padre Orlando, vice-presidente da Cáritas, afirma que esta é uma casa de acolhida e de amor, que cuida dos que precisam dela e buscam saúde, vida e esperança. Na homilia ele fez memória ao Frei Mário que era um missionário incansável e sempre estava ao lado dos necessitados e é impossível não lembrar dele que tanto apoio deu a esse trabalho realizado pela casa que desde 2010 recebe seu nome.

Frei Aceme, que por muito tempo esteve à frente da casa e também acompanhou as missões de Frei Mário, foi convidado a proferir algumas palavras. Ele afirmou que Frei Mário ao conhecer o trabalho realizado enfatizou a necessidade da casa ser um lugar onde todos que se acheguem encontrem a força para viver. Foram palavras de um homem que não sabia fazer outra coisa da vida se não amar e todos os que conviveram com ele recordam com carinho de seus ensinamentos e exemplo de vida, e nesta casa acolhem com amor fraternal os que buscam abrigo e apoio para realizar seu tratamento, ter qualidade de vida, obter assistência médica necessária. Destacou que Frei Mário foi um grande encorajador a assumir essa missão desafiadora e os frades capuchinhos os que mais ganharam com isso, pelo aprendizado adquirido.

O sentimento de gratidão aos benfeitores que nesses anos ajudaram a manter os custos da casa também foi um ponto de destaque. Frei Paolo Braguini agradeceu a todos que de alguma forma ajudaram a manter a obra de pé, pois este nunca foi um trabalho individual, mas feito a muitas mãos, em comunidade. Também agradeceu a Deus por todos os que foram acolhidos, os que ajudaram com seus serviços e doações.

A missa também foi momento de emoção.  Frei Fulgencio Monacelli não conteve as lágrimas ao tentar falar de Frei Mário, seu irmão de sangue, afirmando que todas as homenagens feitas a ele são justas e merecidas.

 

______

A casa, criada em 2005, tem objetivo de acolher, temporariamente, pessoas adultas vindas do interior do Estado do Amazonas, portadoras de HIV/AIDS, com necessidade de apoio moral, psicológico, social, acolhida, acompanhamento e adesão ao tratamento. Ela foi inaugurada pela Ir. Maria Vera Lúcia Oliveira, da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, com ajuda da Arquidiocese de Manaus, que por uma causa sensível aceitou esta iniciativa devido a urgência e necessidade diante da epidemia de DST/AIDS no Amazonas. Sempre contou com o apoio dos Frades Menores Capuchinhos que atuam em Manaus e no dia 25 de setembro de 2010 foi reinaugurada com o nome de Casa de Apoio Frei Mário Monacelli. Hoje a casa está vinculada à Cáritas Arquidiocesana de Manaus que articula formas de obtenção de recursos para mantê-la, mas as atividades de apoio  espiritual dos enfermos continuam a cargo dos Frades Menores Capunhinhos.

Neste mês de setembro completa 12 anos de história e tem como seu patrono o saudoso missionário Frei Mário Monacelli e a seu exemplo tem acolhido com muito amor estes enfermos que precisam de apoio para realizar seu tratamento, e embora tenha sofrido dificuldades para manter seu funcionamento, tem perseverado conforme pedido de frei Mário antes de falecer em 2008, que ao visitar a instituição pediu para que nunca deixassem essa obra morrer.

Esta obra conta com o apoio de benfeitores. Aos que quiserem conhecer e colaborar com esta obra podem entrar em contato pelo número (92) 3622-2948

 

Confira o registro fotográfico deste momento.



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz