Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Missa e apresentação cultural marcam a abertura do IV EBRUC

Entre os dias 7 a 10 de setembro, a Faculdade La Salle, localizada no conjunto Dom Pedro em frente à praça de alimentação, será o “ponto de encontro” de universitários cristãos católicos vindos dos quatro cantos do Brasil e até mesmo de outros países, que chegaram à capital do Amazonas para participar do IV Encontro Brasileiro dos Universitários Cristãos (EBRUC), que tem como tema “Presença Cristã na Universidade: Identidade, Pluralidade e Diálogo.

O evento é realizado pela Pastoral Universitária (PU) de Manaus em parceria com Setor Universidades (Universitários Cristãos), com o apoio da Arquidiocese de Manaus e Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Tem como objetivo fortalecer e dar continuidade nas articulações da ação evangelizadora no âmbito universitário da região norte do país e, no seu primeiro dia, contou com 109 participantes credenciados que, após o jantar, servido as 18h, seguiram para a santa missa realizada na igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.

A celebração foi presidida pelo pe. Danilo Pinto, assessor nacional do Setor Universidades da CNBB, concelebrada pelos padres: Silas Silva, assessor eclesiástico da PU da Arquidiocese de Manaus; César dos Santos, vigário paroquial da Rainha dos Apóstolos; Edson Pacheco, diretor do Centro Magis Amazônia Belém (PA); Noel Gonzaga, da diocese de Campanha (MG); Eduardo Rocha, da diocese de Tubarão (SC); Antônio Ronilson de Sousa, da diocese de Boa Vista (RR); seminarista William Fonseca, da diocese de Campinas (SP), auxiliados pelo diácono Acácio Rocha, da prelazia de Itacoatiara.

A celebração foi muito participativa com alguns momentos de que vale a pena ressaltar, como a entrada das bandeiras representando os estados que estavam presentes no encontrão, e a apresentação, de maneira “informal”, dos participantes do evento, quando descobrimos que além do Brasil, também tinha representantes de países como Bolívia, Venezuela, Guiana Inglesa, Itália, Alemanha, Filipinas. O clima era de total descontração e alegria entre os participantes (alunos e professores universitários, religiosos e leigos) a grande maioria jovens, que aproveitaram todo tempo propício para se confraternizar e trocar experiências de suas realidades.

“Quis a providência divina, que a abertura desse encontro acontecesse no dia da Independência do Brasil, que hoje possamos invocar uma luz que nos torne também independente de tantas outras coisas que nos impede de cuidar do bem comum na nossa vida e sociedade, por isso pedimos a Deus para que ele possa nos iluminar nessa caminhada conjunta da igreja do Brasil, pois esse mês de setembro ainda teremos vários encontros especiais em diversos cantos do país, tudo isso colocamos no altar, no coração de Deus para que Ele possa nos guiar com a sua luz ”, disse o pe. Danilo durante a sua homilia.

Solenidade de abertura e apresentação cultural

Depois da celebração, todos se dirigiram ao auditório da Faculdade La Salle, onde foi realizada a solenidade da abertura oficial do evento. Entre os integrantes que compuseram a mesa estavam: Dom Sergio Castriani, Arcebispo Metropolitano de Manaus; Irmão Alvimar D´Agostini, diretor da Faculdade La Salle; Thays Cavalcante, acadêmica de Relações Internacionais pela Faculdade La Salle e membro da PU da Arquidiocese de Manaus; Deputado Estadual Luiz Castro, além dos padres Silas e Danilo.

Após a execução do hino nacional, os integrantes da mesa fizeram um breve discurso sobre a importância do evento. “Sejam todos bem-vindos a Manaus, desde que soubemos que seria aqui, nós preparamos com carinho este encontro como arquidiocese que recebe e acolhe. Estamos muito felizes e para nós é um privilégio tê-los aqui, nossa casa e de vocês, sintam-se à vontade e pedimos desculpas pelas nossas limitações. Que Deus abençoe a todos e que Maria, Mãe da Amazônia nos acompanhe nesses dias. Bom encontro a todos”, comentou o arcebispo.

“O Setor Universidade veio nesses dias armar sua tenda em nossa realidade, veio nos conhecer, veio nos ajudar a promover e reconhecer a importância da igreja no espaço acadêmico, que é marcado por uma identidade, pois nos cristãos sabemos de onde viemos e queremos a presença de Deus na vida universitária que é marcada pela diversidade, de credo, de cultura, de gênero, de cultura. Queremos com este encontro dar mais sentido, dar mais valor a essa experiência e aumentar nossa consciência que nosso Brasil é diverso, com nosso jeito simples e singelo de viver a vida. Sejam bem-vindos, nos conheçam e nos ame”, disse pe. Silas.

Ao fim de todos os discursos, a equipe da organização deu alguns avisos referentes ao transporte e hospedagem dos participantes e depois todos foram convidados à assistirem à apresentação cultural do espetáculo “Mãe dos Deuses” do grupo artístico UATÊ, de bailarinos e indígenas, que misturaram dança e encenação teatral para narrar a história de Manaus, desde a sua origem até os dias atuais. “Já havíamos programado uma visita a Manaus, mas aproveitamos para vir durante o EBRUC para unir o útil ao agradável. O evento está ótimo e a cidade é muito acolhedora”, disse Josenir Dettoni, professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Mais sobre o EBRUC

O EBRUC consiste na reunião de representantes da comunidade universitária de todo o Brasil, a fim de refletir, partilhar e articular a ação evangelizadora no ambiente de Ensino Superior. O evento acontece na Igreja no Brasil, desde o ano 2010. Ao todo, aconteceram três edições do encontro, nos seguintes locais e com os específicos temas: em 2010, Betim (MG): “Presença e registro dos universitários: linguagem e caminhos”; em 2012, Curitiba (PR): “Educação e Cultura: areópagos da missão”; em 2015, Colatina (ES): “Igreja e Sociedade”.

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz