Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom Sergio celebra missa de ação de graças pelos 91 anos de Pe. Pedro Gabriel

A Paroquia Nossa Senhora das Graças, celebrou na noite da última sexta-feira (1/9) os 91 anos do seu antigo pároco, o padre Pedro Gabriel de Oliveira Neto, um dos padres mais idosos da Arquidiocese de Manaus e que desde sua infância já demonstrava sua vocação pelo sacerdócio, considerado pelos próprios bispos da Arquidiocese como “a pedra forte”, “o bravo pescador de homens” e “testemunha viva da obra de Deus”.

A celebração toda especial, em homenagem a esse homem que dedicou sua vida ao sacerdócio foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani; concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros; e pelo pároco, pe. Paulo César Ferreira, além de contar com a presença de familiares, amigos, enfermeiros e cuidadores que compareceram para prestigiar mais um ano de vida do ilustre aniversariante.

Segundo Maria Aparecida Oliveira, sobrinha e uma das cuidadoras de pe. Pedro, mesmo sem estar exercendo a função de padre, o eterno sacerdote sempre mantém em dia sua espiritualidade. “Pe. Pedro participa das celebrações a cada 15 dias, mas todo sábado vem um ministro para lhe dar a comunhão e, uma vez por mês pe. Paulo vem para fazer o acompanhamento espiritual, disso ele não abre mão”, disse.

Ainda de acordo com a sobrinha, o sacerdote que tem problemas de Alzheimer, Parkinson e Osteoporose, têm apresentado certas melhoras graças ao carinho e atenção que sempre recebe de seus amigos paroquianos. “Ele não gosta de ficar em casa, todos os dias faz questão de ir para a pracinha para ver o movimento das pessoas que sempre param para saudar-lhe, às vezes também recebe visita e conta histórias. Ele adora esse convívio”, comentou.

 

Breve histórico

Nascido em 1926, na cidade de Senador Pompeu (CE), pe. Pedro, foi ordenado sacerdote diocesano em 5 de março de 1977, por Dom João de Souza Lima, Arcebispo de Manaus na época, ladeado por Dom Milton Corrêa e Dom José, na igreja de Nossa Senhora das Graças, no Beco do Macêdo.

No ano seguinte, foi nomeado e empossado Pároco da mesma igreja, atendendo ao pedido do bispo, onde ficou até 2008, quando se aposentou da vida sacerdotal em virtude de ser acometido das doenças de Parkinson e Alzheimer.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Dom Sergio celebra missa de ação de graças pelos 91 anos de Pe. Pedro Gabriel"

avatar
Aparecida de Oliveira
Visitante

Grata Érico bela homenagem.

wpDiscuz