Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Arcebispo preside missa de corpo presente de Frei Henrique Sampalmieri, missionário franciscano capuchinho

Frades Menores Capuchinhos e amigos despedem-se de Frei Henrique Sampalmieri durante missa de corpo presente, realizada na manhã do dia 1 de setembro, na Igreja São Sebastião – Centro de Manaus. O Arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani presidiu a missa que encerrou com o rito das exéquias (O adeus, a “encomendação a Deus” pela Igreja), feito por Frei Carlo Maria, custódio dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima.

Frei Paulo Xavier afirmou que Frei Henrique foi um missionário que buscou conhecer os segredos da selva, o segredo de Deus, e descreveu essa sua experiência em um livro. “Queremos com esta caminhada de fé, olhar à luz da experiência e da palavra, rumo à morada eterna, no encontro com Deus, como fez frei Henrique”, afirmou o frei que é pároco da Paróquia São Sebastião.

O custódio Frei Carlo Maria, leu um breve histórico da missão de Frei Henrique que ao falecer tinha 70 anos de vida religiosa e 62 de sacerdócio e passou boa parte de sua vida missionária no Amazonas, especificamente em Amaturá. “Estamos vivendo um momento de fé, mesmo em meio a dor da partida que mexe muito com cada um de nós, mas pela fé nós acreditamos que o frei Henrique está sendo acolhido diante de Deus. Morreu no último dia de agosto, vivenciando o seu último mês vocacional”, afirmou.

 

Sobre o frade

Frei Henrique nasceu em 19 de outubro de 1930, na Vila de Piedicolle, do município de Rivodutri, Província de Rieti – Itália. Em 1947 entrou para a ordem dos Frades Menores Capuchinhos e foi ordenado sacerdote em 1955, em Foligno – Itália, e veio para o Amazonas em 5 de janeiro de 1964, onde dedicou maior parte de sua vida de missão. Morreu na manhã do dia 31 de agosto, às 9h, na Fraternidade do Pós-Noviciado São Lourenço de Bríndisi, em Manaus, aos 86 anos.

 

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz