Procissão e missa comemoram a festa da Paróquia Menino Jesus de Praga

A Paróquia Menino Jesus de Praga, localizada na rua Eduardo Ribeiro, nº 3 – Chapada, comemorou na noite desta última sexta-feira (25/08) a festa do seu padroeiro tendo como tema: “Sob o olhar da mãe, contemplamos o menino Jesus, e renovamos nosso empenho na missão”. Após a procissão, os fiéis puderam participar da celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani. Concelebrando estavam pe. Cândido Andrade e pe. Clayton Cabral.

Segundo o pároco pe. Cândido, a data foi transferida para agosto por questões pastorais. “Antigamente comemorávamos no dia 25 de dezembro, no natal, todavia por questões pastorais, houve uma conversa com a comunidade com o intuito de se transferir a data da celebração do dia da festa do padroeiro, alguns lugares se comemoram dia 25 de julho e outros lugares em agosto, como em julho temos muitos arraiais, o conselho da comunidade decidiu pela data de 25 de agosto”, explicou.

Independente da data, toda comunidade se fez presente e o tempo todo o que se viu, foi muita participação e devoção dos fiéis que empenharam ao máximo para realizar uma bela celebração. E foi o que realmente aconteceu, mesmo antes de iniciar a santa missa, o clima de comunhão já podia ser notado na procissão que apesar de breve, foi muito participava com cânticos e orações durante o trajeto que saiu da comunidade da “Mangueira”, passando por algumas ruas do bairro, até retornar à igreja.

“As paróquias são sinal do reino de Deus na cidade”, essa foi a mensagem principal deixada por Dom Sergio na sua homilia, onde também falou das leituras do dia dando enfase na história de Rute. Mas um dos momentos que foi surpresa para alguns e ja de conhecimento de outros, foi quando ao final da celebração, Dom Sergio anunciou que pe. Cândido “passaria o bastão” do comando da paróquia ao pe. Clayton, que assume a partir dessa data, como novo administrador paroquial.

“Hoje nós concluímos a festa do padroeiro da nossa paróquia e, durante os três dias de tríduo, nós reforçamos muito aquilo que felizmente Dom Sergio, na sua homilia concluiu, pedindo para que a nossa paróquia seja seja sinal do Reino. Hoje também concluo aqui minha missão como pároco, fico muito feliz ao saber que deixo uma paróquia com gente de fé que se empenha para fazer a paróquia uma rede de comunidades e que compreende a missão como serviço, acolhida e entrega”, comentou o Adicionar ao dicionário.

Claro que a comunidade também fez suas homenagens ao padre pelo tempo de serviço prestado à comunidade desde janeiro de 2014 e deu as boas vindas ao novo administrador paroquial e, ao final da celebração, todos foram convidados a participarem de um coquetel de confraternização no salão paroquial. Para pe. Clayton, que está ha seis meses em Manaus vindo da prelazia de Tefé, o desafio da nova missão será dar continuidade ao trabalho ja iniciado junto ao Padre Cândido.

“De fevereiro a maio deste ano eu estive a frente da paróquia enquanto pe. Cândido estava em missão na Índia. Então como pe. Cândido também é envolvido com outras atividades fora da paróquia, Dom Sergio indagou se eu poderia assumir essa responsabilidade junto à paróquia e hoje ele me constitui como administrador paroquial e como eu já conheço a comunidade e eles me conhecem, a missão agora vai ser dar continuidade ao trabalho e animar todos os batizados da paróquia eles juntos ao padre porque a igreja não é somente o pároco e sim o povo de Deus”, disse pe. Clayton.