Procissão e missa marcam o fim dos festejos de Santa Helena

Área Missionária Santa Helena – Setor Pe. Ruggero Ruvoletto, realizou neste ultimo domingo (20/08), a celebração em honra a sua padroeira com procissão e missa campal presidida por Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus, concelebrada pelo pároco pe. Rubson Balieiro, pe. Vanthuy Neto e auxiliados pelo diácono Francisco Sousa.

Por volta das 18h, a procissão partiu da praça Irmã Helena, localizada no bairro Terra Nova, com os fiéis fazendo o trajeto de aproximadamente cinco quarteirões até a quadra da igreja, que fica no bairro do Novo Israel. Durante a caminhada os devotos iam orando e cantando, tendo o pe. Rubson a frente convocando os devotos, transeuntes e comunitários a participar.

Ao chegar no local da celebração, foram recebidos por Dom Tadeu e depois fiéis que ja aguardavam. Após todos tomarem seus lugares, a santa missa teve inicio com a procissão de entrada, onde todos participaram com muita alegria, não só para festejar a santa padroeira, mas também para acolher da melhor forma possível o bispo que estava celebrando pela primeira vez na comunidade.

Durante a celebração, também foi comemorado o dia de Nossa Senhora da Assunção, celebrado no ultimo dia 15, fato salientado por Dom Tadeu em sua homilia. “Maria luta conosco e caminha no meio dos seus filhos e filhas, e ela nos é apresentada como sinal de ressurreição, e as inúmeras aparições da virgem Maria nos prova isso e precisamos aprender três coisas: disponibilidade, diálogo e humildade”, comentou Dom Tadeu.

Ao final da celebração, todos foram convidados compartilhar o bolo de aniversário da padroeira, selando com chave de ouro a união que a comunidade demonstrou desde o inicio das festividades. “Alguns moradores associavam Santa Helena com a Ir. Helena, uma das fundadoras do bairro, por isso levamos para as famílias, um pouco da história da padroeira e hoje foi um momento de graça e de benção como igreja e como missionários e devemos também lembrar do nosso pároco, sempre muito próximo nos ajudando na evangelização”, disse Vanderlici Solastes, coordenadora da comunidade

“As atividades em honra a Santa Helena começaram com a peregrinação da imagem da santa nas casas das famílias do bairro durante aproximadamente um mês e meio, também tivemos a comemoração da Semana Nacional das Famílias em nossas comunidades, a formação litúrgica com o tríduo, arraial da padroeira, culminando com a celebração eucarística de hoje, onde através dessa ação de graças, colocamos no altar do Senhor todos os nossos pedidos e agradecimentos”, comentou pe. Rubson.