Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Missa em N. Sra. das Mercês celebra a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência

Na manhã dessa segunda-feira, (21/8), foi dado início à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com uma celebração presidida pelo Frei Flávio Freitas realizada na Igreja Nossa Senhora das Mercês, localizada no conjunto Eldorado, Setor Parque Dez da Arquidiocese de Manaus. A igreja ficou completamente lotada com a presença dos pais, alunos e professores de unidades de ensino da rede municipal, que trabalham com o ensino de inclusão de alunos com deficiência. Ainda parte como programação desta semana, houve a abertura da 6ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas).

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência ocorre do dia 21 ao dia 28 de agosto e é celebrada desde 1964 como forma de homenagear o trabalho das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Em 2015, foi criado o Projeto de Lei Complementar (PLC) 185/2015, que torna a data oficial no calendário civil. A intenção é ter uma semana de ações específicas para essa parcela da população e sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas, quanto para o combate ao preconceito.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) possui mais de 400 unidades de ensino, que trabalham com mais de 4 mil alunos com algum tipo de deficiência inclusos. Para o pai do aluno Luís Fernando do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Odete Puga, Paulo Fares, esse momento é muito importante e o colabora com o trabalho realizado na escola. “Muito bom para as autoridades reconhecerem o que essas pessoas com deficiência precisam, de fato. E que, felizmente, a escola em que ele estuda é uma escola que faz tudo para que a criança não fique excluída”, conclui o pai.

De acordo com Frei Flávio, essa é a segunda vez que a celebração de abertura é realizada na paróquia e a emoção é sempre única a cada ano. “Para mim, celebrar essa missa é um motivo de grande alegria, é um momento de grande emoção perceber no olhar dessas crianças e desses jovens o quanto a vida é bela, pois as vezes reclamamos por tão pouco pelos problemas que temos e esses meninos, com a sua alegria vem contagiar nossos corações e mostrar que acima de tudo, sempre devemos agradecer a Deus pois deficiência todos nós temos”, disse o pároco.

Um pouco mais sobre o evento

Com a intenção de quebrar a barreira do preconceito, a Semed realiza uma série ações durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, como explicou a gerente da Gerência de Educação Especial (GEE), Reni Formiga. “Depois das ações de hoje (cerimônia religiosa e abertura do Jaavas), teremos no dia 22, palestra com os pais; no dia 23, um seminário para os professores da rede; 24 é um dia livre nas escolas, que a escola faz uma programação; dia 25 teremos, no Plaza Shopping, um workshop apresentando o trabalho que o Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE) desenvolve em prol dos alunos com deficiência e no dia 28 é um encerramento”.

Além das atividades da semana, um ponto importante levantado pela Secretária do órgão, Kátia Schweickardt, é que, nesse trabalho realizado, todos aprendem e que a secretaria é muito grata aos pais e as mães por darem essa oportunidade da rede participar da educação dessas crianças e jovens. “Na verdade, nos ensinam a perceber nossas limitações e as nossas deficiências, porque todos somos diferentes e essa diferença que é a nossa força. Por isso, hoje celebramos a oportunidade de conviver, aprender e desenvolver, com eles, a nossa potencialidade”, completou a secretária.

Adaptado de: http://semed.manaus.am.gov.br/celebracao-religiosa-marca-abertura-da-semana-da-pessoa-com-deficiencia/

Fotos: Frei Flávio

   

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz