Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

I Mostra Catequética Arquidiocesana reúne apresentações de oito setores da Arquidiocese de Manaus

A Catequese Arquidiocesana à Serviço (CAS), realizou na tarde deste sábado (19/08), a I Mostra Catequética Arquidiocesana, contando com a participação de oito, dos 12 setores que compõe a Arquidiocese de Manaus. O evento aconteceu na quadra do Colégio Preciosíssimo Sangue e teve como objetivo, apresentar Maria como exemplo de discípula e missionária, despertando cada dia a missionariedade do catequista e o envolvimento dos setores, catequistas, catequisandos e família.

Após as boas vindas e a oração inicial, os setores um a um, começaram a fazer suas apresentações (teatro, dança, música, jogral, exposição) com base no subtema elaborado a partir do tema definido: “Maria discípula e missionária”. Entre os convidados para avaliar as apresentações, estiveram: Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de Manaus; pe. Rubson Balieiro, representando a Coordenação de Pastoral Arquidiocesana; Ir. Elsie Auzier, da Associação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo; Marcicleia Andrade, catequista do setor Pq. Dez e Ester Chacon, coordenadora da pastoral vocacional. 

Não só os catequisandos puderam participar das apresentações, mas também catequistas, familiares, religiosos e, entre os quesitos analisados pelos “jurados” estavam: conteúdo, organização, tempo (cada setor tinha no máximo 20min), mensagem a ser transmitida e envolvimento com o público. Apesar de cada setor dar o máximo para fazer a melhor apresentação, o clima durante a Mostra Catequética não era de competição e sim de muita confraternização, com os setores vibrando e torcendo uns pelos outros.

Segundo Rosalia Gaspar, uma das coordenadoras do CAS, a presença da banca avaliadora não era com o intuito de dar nota para a melhor apresentação, mas sim analisar os pontos positivos e negativos do evento para melhorar nos próximos anos. “Essa primeira Mostra foi um aprendizado que serviu para ganhar experiência para os próximos anos, onde vamos analisar o evento como um todo por meio das observações e críticas construtivas que foram avaliados pelos jurados e ver o que deu certo e o que pode melhorar”, disse.

Ao final do evento, não houve um setor vencedor, todos que participaram foram considerados vencedores e, cada setor recebeu das mãos da banca avaliadora, uma singela lembrança pela sua participação. “Nós reconhecemos que uma das pastorais mais importantes e uma das que mais nos ajuda na evangelização, é a catequese. Então parabéns a todos os catequistas e equipes que se apresentaram mostrando jovens evangelizando aos jovens. Que possamos continuar rezando pedindo mais vocações missionárias e religiosas”, comentou Dom José no encerramento.

Ordem de apresentações dos setores e seus subtemas:

1 – Setor Dom Luiz Soares, subtema: Maria, força dos que lutam por justiça

2 – Setor Padre Ruggero Ruvoletto, subtema: “Eu sou serva do Senhor, catequista a exemplo de Maria”.

3 – Setor Santa Rita, subtema: “Maria discípula e missionária em nossos rios”.

4 – Setor Padre Pedro Vignola, subtema: “Com Maria somos evangelizadores”

5 – Setor Alvorada, subtema: “Ensina-nos a preservar o que Deus criou”

6 – Setor São José Leste, subtema: “Maria nos conduz a eucarístia”

7 – Setor Maria Mãe da Igreja, subtema: “Eis aí a sua mãe”

8 – Setor Avenida Brasil, subtema: “Juntos em Romaria, buscando o encontro com o Pai”

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz