Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pastoral Familiar realiza o VI Fórum e VII Seminário da Família na FSDB

Nos dias 18 e 19 aconteceu no auditório da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), o VI Fórum e VII Seminário da Família com o tema: “Somos família! Cada casa, uma escola de vida e amor”. O evento foi organizado pela Pastoral Familiar da Arquidiocese de Manaus em parceria com a FSDB e, na noite desta sexta-feira (18/08), a abertura do evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre casais agentes da pastoral familiar, comunidade acadêmica da FSDB (alunos da pós-graduação e docentes), religiosos e profissionais de áreas afins.

O evento tem como objetivo a explanação de conteúdos por meio de discussões pragmáticas no contexto das ciências sociais, ciências humanas e pastorais, para o tema família, com a finalidade clara e objetiva de descortinar as múltiplas compreensões desse segmento. Os palestrantes da Mesa Redonda I – A família na Contemporaneidade, seus desafios e suas belezas, foram: Dom José Albuquerque, com o tema: Somos família! Somos escolas de vida e amor! e, também o Dr. Pe. Hudson Ribeiro, trazendo a palestra com o tema: Fortalecendo a vida de casal: desafios, esperança e amor.

Já no sábado, a programação começou a partir das 8h, com a acolhida e credenciamento. Por volta das 8h30, a Mesa Redonda II – Família, saúde e educação teve início como os palestrantes. MSc. Arlete Anchieta, assistente social e professora da pós-graduação da FSDB que falou sobre: Especificidade da Saúde das Minorias Étnicas, seguida da Dra. Lidiany Cavalcante, abordando O fortalecimento do vínculo familiar e finalizando com o MSc. Antônio de Assis Ribeiro, vice Provincial da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, que trouxe como tema: educação, Juventude e família.

Após o almoço compartilhado na quadra do Colégio Dom Bosco, as atividades retornaram as 13h30, com as oficinas de temas gerais envolvendo o casal e família, entre as oficinas previstas estavam: Fortalecendo a espiritualidade do casal: como vive-la intensamente?; Homossexualidade na família: como se posicionar?; Suicídio na família: como identificar e prevenir?; Namoro dos filhos: quando começar? Como participar sem se intrometer?; Como lidar com as questões de infidelidade conjugal? No decorrer do evento, algumas oficinas foram “unidas”, em virtude do número de participantes e para melhor compreensão do tema de modo geral.

O evento finalizou com a celebração presidida por Frei José Faustino, vigário paroquial da paróquia São Jorge e, segundo a equipe de coordenação, correspondeu às expectativas, agora cabe a cada agente participante, ser um multiplicador de informações. “Foram dois dias trabalhando vários assuntos para ajudar da melhor forma possível as famílias, nosso número de participantes não foi maior porque muitos estão trabalhando o tema nas suas comunidades e paróquia pois estamos na Semana Nacional da Família, mas esperamos que os que vieram possam repassar essas informações em suas bases”, comentou Manoel Ramos, coordenador da Pastoral Familiar

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz