Seminaristas do Projeto Manaus/Ribeirão Preto (SP) chegam à Arquidiocese de Manaus para experiência missionária

Quatro seminaristas do Projeto Missionário Manaus/Ribeirão Preto chegaram à Manaus na madrugada desta terça-feira (15/8), com a missão de conhecer a realidade do Amazonas e colaborar com a Igreja em Manaus, atendendo sobretudo os paroquianos das paróquias N. Sra. Consoladora dos Aflitos, localizada no bairro da Betânia e N. Sra. do Perpétuo Socorro, em Careiro da Várzea. Acompanhando os seminaristas está o padre Marcus Vinícius, reitor do Seminário São José e Bom Pastor na cidade de Ribeirão Preto (SP), e que durante cinco anos atuou em Manaus como pároco em N. Sra. Consoladora dos Aflitos.

“É uma alegria estarmos em Manaus fazendo parte desse projeto de cooperação missionária da nossa igreja particular de Rio Preto com a nossa querida Arquidiocese de Manaus. Pretendemos fazer uma experiência de missão de duas semanas, onde os seminaristas vão encontrar com os padres Thiago Barbosa, pároco da N. Sra. Consoladora dos Aflitos, e Eulálio Arteaga, de N. Sra. do Perpétuo Socorro, e vão poder se inserir, realizando um trabalho missionário de ir ao encontro com o nosso povo de Manaus e Careiro da Várzea, partilhando da vida, da espiritualidade e do dia a dia deles, pois nosso objetivo principal é despertá-los para a missão no Amazonas”, comentou Pe. Marcus.

Segundo o reitor, essa visita é realizada anualmente, desde 2006, sempre com uma turma nova e geralmente durante o mês de agosto, considerado o mês das vocações. “Em nosso Seminário Propedêutico (período realizado antes de entrar no Seminário Maior) os seminaristas passam durante um ano antes de iniciarem seus estudos em Filosofia e Teologia em nosso outro seminário, então, todos os anos, desde quando se iniciou esse projeto, no período de agosto nós passamos duas semanas aqui com os seminaristas, no mês dedicado às vocações para aproveitar e refletir a vocação missionária”, disse.

De acordo com o padre Thiago, a programação a ser realizada pelos seminaristas durante as duas semanas já está toda definida. “Eles vão passar a primeira semana na Consoladora dos Aflitos, hospedados na casa dos leigos da paróquia, enquanto isso fazem diversas atividades missionárias, como: visitas às comunidades mais pobres, celebração nos núcleos e participação na ação missionária da paróquia, realizada no Prosamim da Cachoeirinha. Na próxima semana, seguem para a paróquia do Careiro da Várzea, onde irão fazer visitas nas comunidades ribeirinhas do interior e participar dos festejos da padroeira, celebrado no dia 26 de agosto”, explicou o padre.

Visita ao Arcebispado e à Radio Rio Mar

Após a calorosa recepção realizada no aeroporto, a primeira programação agendada foi o café da manhã no Arcebispado, onde pe. Marcus levou seus seminaristas para conhecer o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani. Acompanhando os seminaristas também estavam o Pe. Thiago e mais três leigas. Segundo o Pe. Thiago, durante a conversa com Dom Sergio, o arcebispo enfatizou a importância do trabalho dos missionários dentro da Arquidiocese de Manaus, falou sobre a realidade do interior.

Depois do bate-papo informal com o arcebispo, a próxima parada foi uma visita aos estúdios da Radio Rio Mar, onde o grupo aproveitou para fazer fotos e dar entrevistas ao programa Arquidiocese Em Notícias, que vai ao ar todo sábado de 7h às 9h. “Todas essas visitas fazem parte da formação dos seminaristas que estão aqui para conhecer outras realidades, fazendo essa experiência para que um dia seja eles que assumam essa missão do Projeto Missionário Manaus/Ribeirão Preto, pois sabemos que o trabalho é muito mas os operários são poucos”, disse pe. Thiago