Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

A.M. Santa Margarida de Cortona celebra ordenação presbiteral de Pe. Bruno

A comunidade Santa Joana D´Arc, situada na rua Milênio, s/nº, bairro Alfredo Nascimento III, pertencente à Área Missionária Santa Margarida de Cortona – Setor Dom Luiz Soares Vieira, realizou na noite deste sábado (12/08) a Celebração Eucarística com rito de Ordenação Presbiteral do diácono Bruno Nascimento de Macedo Torres (religioso da Companhia de Jesus), conferida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani que presidiu a celebração. Concelebrando estavam Pe. Roque Follmann, Pe. Adilson Santos e Pe. Inácio Rolden (superior dos Jesuítas da Plataforma Apostólica da Amazônia, representando o provincial do Brasil), auxiliados pelo diácono José Torres.

Após a bonita procissão de entrada e da leitura do histórico, a celebração seguiu normalmente. Depois da aclamação do Evangelho, Pe. Inácio apresentou o candidato à Dom Sergio, para iniciar o rito de ordenação presbiteral que começa após a homilia e é marcado pela prostração do candidato; oração consagra tória de ordenação, realizada com a imposição de mãos do bispo; entrega das vestes sacerdotais, realizada pelos pais; unção das mãos do neo presbítero; entrega do pão sobre a patena e o cálice com o vinho; e a acolhida no presbitério, com o ósculo (abraço) da paz, gesto com o qual Dom Sergio, os demais padres presentes, acolhem o novo sacerdote.

Depois de ordenado, o então Pe. Bruno tomou seu lugar ao lado de Dom Sergio e dos outros padres no altar, participando do momento da consagração do pão e vinho, sob o olhar atento dos comunitários que lotavam a igreja. Na hora da comunhão, a fila para comungar com Pe. Bruno foi a maior de todas, com os fiéis fazendo questão de comungar com o neo presbítero. Carinho esse demostrado pelos comunitários também ao fim da celebração, quando todos fizeram questão de abraçar e parabenizar o novo padre, desejando chuva de bênçãos na sua nova missão com o seu rebanho.

“Bruno, você que está entrando no presbitério agora, não esqueça que o padre é o homem do perdão, é o homem que ama a Jesus, que tem missão de servir ao próximo e perdoar os pecados que é fundamental na vida cristã” recomendou Dom Sergio. Muito emocionado e com seu jeito meio tímido, porém tranquilo, Bruno fez questão de agradecer a todos aqueles que contribuíram durante toda a sua caminhada. “Em primeiro lugar agradeço a Deus pelo dom da minha vida e pelo sim que dei ao chamado de Cristo Jesus, e hoje. Aos meus pais que sempre estiveram ao meu lado, apoiando minhas decisões, aos meus amigos leigos e religiosos que me ajudaram no meu discernimento vocacional e a todas as cinco comunidades que prepararam esse belíssima celebração fica aqui o meu agradecimento”, comentou

Breve histórico

Pe. Bruno nasceu no dia 28 de agosto de 1978, em Belém (PA), é filho de Cesário Andrade Torres e Neile Mara Nascimento Macedo Torres, sendo o terceiro filho de quatro irmãos. Entrou em 2004 para o Centro Vocacional Santo Inácio de Loyola em Belém, em fevereiro de 2005 ingressou no noviciado Irmão Vicente Canãs em Manaus e professou os votos perpétuos na Companhia de Jesus em 28 de janeiro de 2007 na Igreja de São Benedito, na mesma cidade.

Após os estudos de Filosofia em Belo Horizonte (2008-2010), foi enviado em missão para a Provincia Jesuíta da China onde fez o Magistério (2011-2013). Em 2014 foi destinado a Roma, para estudar Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), lá também colaborou na Comunidade Sant´Égidio e no Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS); e foi ordenado diácono na Chiesa del Gesú por Dom Luis Ladaria Ferrer, em 18 de abril de 2017.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz