Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Comunidade Santa Clara realiza celebração de encerramento dos festejos da padroeira

Na noite desta sexta-feira (11/08), a comunidade Santa Clara, localizada no Parque Residencial Manaus, Quadras 1 e 2 do conjunto Prosamim, esteve em fresta ao receber pela primeira vez a presença de Dom José Albuquerque, bispo auxiliar, que presidiu a celebração de encerramento dos festejos da padroeira. Concelebrando com o bispo estava Frei Paulo Xavier, pároco da Paróquia São Sebastião Mártir, e São Francisco de Assis – Setor Centro Histórico, da qual a comunidade faz parte.

Dom José chegou cerca de uma hora antes de começar a celebração e fez questão de conversar com alguns dos moradores para conhecer um pouco mais sobre a comunidade e sua história. O bispo auxiliar abençoou e tirou fotos com os devotos presentes e não escondia a alegria de estar presidindo pela primeira vez em uma comunidade situada no coração de um conjunto habitacional. “No início da história da igreja começou assim, nas casas, nas famílias, nas ruas e hoje estamos aqui celebrando ao ar livre, nesta noite calorosa”, comentou Dom José.

Durante a sua homilia, Dom José compartilhou um pouco sobre a vida e o exemplo que Santa Clara foi para os cristãos. “Todos nós conhecemos um pouco da história de Santa Clara, que viveu há 800 anos atrás e, mesmo assim, o testemunho desta jovem continua sendo para nós, um modelo a ser imitado e seguido. E, uma das mensagens que Santa Clara, assim como São Francisco de Assis nos trazem é que nós não podemos nos apegar as coisas do mundo, pois riqueza e bens materiais nem sempre são sinônimos de felicidade, mas também não quer dizer que devemos viver na pobreza e sem dignidade, ser pobre significa ter um coração livre, desapegado e que confia em Deus”, disse.

O bispo também fez uma reflexão com base no evangelho do dia.  “Jesus hoje nos fala sobre a videira e a mensagem que a liturgia nos traz é que, se a gente quiser vencer o mal que existe no mundo e no nosso coração, nós temos que estar unidos a Cristo e unidos entre nós. Com certeza essa comunidade enfrenta muitas dificuldades e desafios, mas se permanecerem unidos não vamos dar espaço para que esses pequenos atritos comprometa a vida em comunidade, pois nós somos chamados a dar frutos, bons frutos assim como fez Santa Clara e São Francisco”, explicou. Dom José também fez uma breve explanação sob à luz da Igreja, a respeito do dia do advogado, dia dos estudantes e dias das comunicações, que foram comemorados neste dia 11.

Comunidade em festa

Segundo Deocélio Souza, coordenador da comunidade, a pequena e aconchegante capela (que fica quase debaixo da ponte da Rua Leonardo Malcher) é a única existe dentro de um conjunto Prosamin e já existe há dois anos, sendo mantida com a ajuda dos comunitários, a maioria formada pelos próprios moradores. Para a celebração de encerramento dos festejos, toda a comunidade se mobilizou para receber o bispo da melhor maneira possível e realizaram uma celebração ao ar livre, de maneira simples, porém muito participativa.

“Em dois anos de existência, a nossa comunidade já teve a presença de Dom Sergio e Dom Mário Antônio e, para nós é uma alegria muito grande receber Dom José pela primeira vez encerrando os festejos da nossa padroeira. Tudo que fazemos aqui, bazar, bingos, quermesse e o dízimo que arrecadamos é em prol de pagar o aluguel da nossa capela, onde temos celebração todo 2º e 4º domingo do mês as 19h e oração do terço, toda terça às 19h”, disse Deocélio. Ao fim da celebração, Dom José fez a benção do “mastro de Santa Clara” e todos os participantes foram convidados a participar do arraial da comunidade.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Comunidade Santa Clara realiza celebração de encerramento dos festejos da padroeira"

avatar
Osvaldina
Visitante

Nossa! Quantas ações concretas realizada pelos nossos pastores em lugares e comunidades que criam histórias de perseverança e fé. Graças aos assessores de imprensa da Arquidiocese, que com os seus talentos e profissionalismo, postam belos textos com lindas histórias. Parabéns!

wpDiscuz