Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Instituição do leitorato e admissão às ordens sacras de candidatos ao presbiterato no Seminário São José

Na data em que se faz memória à mártir católica, Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), dia 9 de agosto, aconteceu no Seminário São José, a instituição do leitorato ao seminarista Vitor Fernandes e admissão às ordens sacras dos candidatos Elias Nascimento, Ivo Santos e Luan Sena. A missa foi presidida pelo Arcebispo Dom Sergio Castriani e concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Tadeu Canavarros; pelo Pe. Zenildo Lima; o capelão católico da polícia, Pe. Nelson Pereira; Pe. Ricardo Pontes; Pe. Ângelo Silva, Pe. Marcos Aurélio; Pe. Marciney Marques; auxiliados pelo diácono Francisco Andrade.

Segundo padre Zenildo, reitor do Seminário São José, a admissão às ordens sacras é uma etapa importante para que está iniciando a caminhada para o sacerdócio, pois ele torna público que deseja ser padre e seguir as ordens sagradas e começa a receber ministérios, como o leitorato e o acolitato, sendo investido para um serviço mais aproximado da sagrada escritura.  “São ritos muito antigos. O rito de admissão é o primeiro, em que o candidato torna público que quer se padre e publicamente ele se torna candidato para receber as ordens do diaconato e do presbiterato. Uma vez  pública, ele envolve mais a participação da comunidade eclesial na sua caminhada vocacional”, destacou pe. Zenildo.

Victor, que está no terceiro ano de Teologia, foi instituído ao ministério do leitorato, foi investido para um serviço mais aproximado com a sagrada escritura. “Ele é oficialmente o leitor das escrituras nas celebrações litúrgicas e passa a intensificar o estudo e a oração, a meditação da Palavra de Deus. Ele se torna um servidor no que diz respeito ao culto da Palavra, os salmos e o canto também. É um serviço comum que acontece nas comunidades, mas nessa caminhada vocacional é instituído de forma mais solene”, explicou o reitor do seminário.

 

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz