Jornalismo Rio Mar: Mês Vocacional – Desejo de Deus, escolha de muitos – Dia do Padre

Você sabia que o mês de agosto no catolicismo é dedicado as vocações?

No decorrer deste mês você acompanhará uma série de reportagens onde irá entender um pouco desta temática. Cada domingo do mês é dedicado á uma vocação e a igreja é parte disso.

A palavra vocação vem do latim, vocare, que quer dizer: convocar, chamar, escolher.

No livro de gênesis Deus cria o homem e a mulher, Deus firma o primeiro chamado, o chamado a vida.

A liturgia nos traz neste primeiro domingo de Agosto a vocação sacerdotal.

A vocação sacerdotal é o maior presente que Deus pode depositar nas almas. Do mesmo modo que chamou Pedro,Tiago, João… e foi-lhes dizendo: ‘Vem e segue-me’, um dia Cristo fixou seu olhar em um jovem e disse: ‘vem, que eu te farei pescador de homens’.

Ninguém respondeu ao sacerdócio por ação humana, mas porque o próprio Cristo no interior de suas almas pronunciou seu nome e os convidou a segui-lo. É um convite a grandes coisas: o que é melhor que ser embaixador do próprio Deus?

Cristo tem necessidade de cada um dos sacerdotes, como teve de Pedro, de Tiago e de João. Os sacerdotes são as mãos, os pés, os olhos, a mente, o coração de Jesus Cristo; são os canais e os meios pelos quais ele vai comunicar-se à humanidade.

O sacerdote é responsável pela evangelização do povo de Deus.

Qual é sua vocação?

Rafaella Moura – Repórter Religioso da Rádio Rio Mar