Centenas de fiéis celebraram na noite desta terça-feira (01/08) a festa de Santo Afonso de Maria Ligório, bispo e doutor da igreja, criador da Congregação dos redentoristas que ofereceu sua vida para anunciar a copiosa redenção aos pobres e abandonados. A celebração foi realizada na paróquia cujo o santo é padroeiro, situada na Av. Constantino Nery, nº 5785 – Flores, sendo presidida pelo bispo auxiliar de Manaus Dom José Albuquerque, concelebrada pelo pároco, Pe. Gilson e pelos padres convidados Hércules e Gennaro.
E foi com a igreja lotada de devotos provenientes das quatro comunidades que compõe a paróquia, que se deu início à santa missa. A acolhida ficou ao encargo dos membros do terço dos homens que fizeram um corredor para recepcionar com oração e música o povo que ia chegando. “Nos sentimos honrados em poder botar nosso ‘exército de Maria’ à disposição da paróquia, para recepcionar com a benção de Nossa Senhora, todos os fiéis que foram chegando”, comentou Hebert Vasconcelos, coordenador do terço dos homens.
Durante a sua homilia, Dom José salientou a importância de estar se iniciando o mês das vocações. “Jesus está continuamente nos convidando e convocando para colaborar em alguma função no reino de Deus segundo à vocação, cada um descobrindo o seu papel e sua tarefa no mundo, na sociedade e igreja. Agosto é conhecido como mês vocacional e, no decorrer de todo mês, teremos várias celebrações para rezar pelas vocações dos padres, dos diáconos, dos catequistas, dos missionários e pelas famílias de nossas comunidades”.
O bispo auxiliar também discursou sobre a vida de entrega e renúncia de Santo Afonso e depois passou a palavra ao pároco. “Uma celebração como essa nos leva a conhecer um pouco mais da vida de Santo Afonso, que é não conhecido como santo milagreiro, mas que mesmo vindo de classe rica, sempre teve o coração voltado para os mais pobres. Vamos pedir em nossas orações para que Santo Afonso ajude ao nosso país, à nossa cidade e a nós, para que possamos a ser conduzidos pela sabedoria, pela fé, pelo senso de justiça e pelos valores cristãos”, disse Dom José. “Essa é uma benção especial, com a presença de Dom José, nos contando um pouco mais sobre a dimensão humana de Santo Afonso, sempre estando mais perto do povo ajudando sobretudo na copiosa redenção”, completou padre Gilson.
Antes de encerrar a celebração, os integrantes do grupo ‘DESPERTA jovem’, fizeram uma breve apresentação teatral trazendo um resumo sobre a vida profissional e caminhada religiosa de santo Afonso, segundo o coordenador do grupo Alex Rodrigues, a preparação durou apenas uma semana com a participação de 20 jovens. “O roteiro da apresentação fomos nós que criamos e ensaiamos com essa energia da juventude, mas sempre pondo Deus em primeiro lugar e pedindo a intercessão de Maria. Graças a Deus deu tudo certo”, disse o coordenador ao final da apresentação, a qual eles foram aplaudidos de pé, recebendo elogios do próprio bispo.
Os aplausos só refletiram a alegria e a emoção da assembleia com tudo que foi passado durante cada momento da celebração, onde do começo ao fim tudo foi realizado com muita atenção e carinho. Ao final da celebração, de quase duas horas, ficou aquele gostinho de quero mais e o brilho no olhar de quem participou refletia toda a importância do momento. “Depois dessa linda celebração e da apresentação do grupo da comunidade de São Marcos, deu para conhecer um pouco mais da história do nosso santo padroeiro que todos nós aprendemos a amar pelo exemplo de vida que ele foi” disse a dona Socorro de Paula, participante do grupo de oração Via Lucis.
A emoção tomou conta não só da assembleia, como também da equipe que faz parte da coordenação de pastorais que atuam dentro da paróquia que não escondiam a alegria de festejar esse momento tão importante. “Essa foi uma celebração que fizemos com muita dedicação e amor, reunindo as quatro comunidades em honra ao nosso padroeiro, é o tipo de celebração que vem renovar o dom de evangelizar e catequizar o nosso próximo, os nossos jovens e adultos para que possamos viver numa sociedade melhor”, disse Cláudio Lúcio, coordenador de catequese da paróquia.