Portal D24Am – Avenida Itaúba recebe a 23ª edição do ‘Grito dos Excluídos’, na próxima quinta

Manaus – Na próxima quinta-feira (7), a 23ª edição do Grito dos Excluídos acontece em todo o Brasil e em Manaus será realizada na Avenida Itaúba, a partir das 15h, na zona leste de Manaus.

O evento é organizado pela Arquidiocese de Manaus, Cáritas e Pastorais Sociais, e traz o tema ‘Vida em Primeiro Lugar’. O objetivo é mobilizar pastorais, movimentos sociais, sindicatos e a população para denunciar os direitos violados e reivindicar políticas públicas.

De acordo com uma das coordenadoras do evento, Patrícia Cabral, o enfoque do evento é mostrar os direitos que a população está perdendo e o que pode ser trabalhado para a melhoria das políticas públicas da sociedade. “É uma luta pela justiça comunitária, não para poucas, que todos nós que fazemos parte da sociedade possamos ter direitos aquilo que nos pertence de direito”, disse.

Para o bispo Dom Sergio Castriani, é dever da Arquidiocese usar as suas estruturas para dar espaço àqueles que são oprimidos pela sociedade e governos. “Os resultados não são vistos de imediato, mas é como plantar uma semente. Às vezes basta uma pessoa ouvir para fazer a diferença. A conscientização é o caminho”, comentou.

O ‘Grito’ vai abordar temas como violência, desemprego, saúde pública, falta de escolas para crianças e jovens, imigrantes e direitos indígenas. A manifestação será feita por meio de apresentações teatrais e musicais, depois será feita uma caminhada até a Bola do Produtor onde o será lida uma mensagem do Papa Francisco que trata do direito ao trabalho e à terra.

O evento é sempre feito no dia 7 de setembro, no dia da Independência do Brasil, desde o ano de 1995, com o bispo Dom Luiz Demétrio, que o criou para ser uma oportunidade para discutir problemas e apontar soluções para os municípios de todo o País.

Confira a matéria que foi publicada no dia 31/08/2017, pelo link: http://d24am.com/amazonas/avenida-itauba-recebe-23a-edicao-do-grito-dos-excluidos-na-proxima-quinta/