Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Caritas e FSDB realizam mais uma etapa da formação do curso para coordenadores e lideranças de pastorais e movimentos sociais da Arquidiocese

O Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), foi palco na manhã deste sábado (29/07) de mais uma etapa do “Curso de Extensão e Formação de Lideranças e Pastorais Sociais”, com a palestra sobre: As Oligarquias Políticas no Amazonas, tendo como formadores: Marilene Correa da Silva Freitas, Dra em sociologia, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e atual presidente do IGHA; e do Secretário de Cultura do Estado do Amazonas, Dr. Robério Braga, que abordaram, entre outras coisas, o sentido e o significado de oligarquia. O evento é realizado pela Caritas Arquidiocesana de Manaus em parceria com a Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB).  

De acordo com Pe. Orlando Barbosa, vice-presidente da Caritas, o objetivo da formação é capacitar as lideranças da igreja para que tenham conhecimento de como são formados os poderes dentro da cidade. “Estamos dando continuidade à escola de formação permanente dos líderes de pastorais e movimentos sociais, onde todos meses temos encontros e seminários de formação e, na etapa de hoje, estamos tendo esse olhar sobre a oligarquia no estado do Amazonas, pois nós que trabalhamos na área social da igreja católica, precisamos também aprofundar essa discursão, entender o processo oligárquico no qual estamos inseridos e que possamos saber como são formados os poderes dentro da cidade, porque isso também faz parte do nosso processo eclesial”, explicou Pe. Orlando.

“Esse é um momento importante, momento de reflexão realizado dentro de um espaço que estuda e faz pesquisa sobre a história e geografia do Amazonas, local ideal para termos uma formação sobre as oligarquias políticas aqui no nosso Estado e isso nos dá uma base para começarmos a refletir, como grupos de igreja, sobre o nosso posicionamento frente a essas famílias que se mantem no poder ao longo dos anos”, comentou Pe. Hudson Ribeiro, da equipe de coordenação do curso. Durante o seminário, a primeira parte foi teorizada pela Dra. Marilene que falou sobre as características e como se organiza as oligarquias e, logo na sequência, o Dr. Robério fez a segunda parte, falando sobre os 50 anos de história e política do Amazonas e do Brasil entre os anos de 1939 a 1989. “De março para cá, esse curso abriu um leque de conhecimento na minha vida que modificou completamente a forma de eu agir na igreja e tratar minha equipe”, disse Auxiliadora Martins, da paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro de Petrópolis.

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz