Caritas e FSDB realizam mais uma etapa da formação do curso para coordenadores e lideranças de pastorais e movimentos sociais da Arquidiocese

O Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), foi palco na manhã deste sábado (29/07) de mais uma etapa do “Curso de Extensão e Formação de Lideranças e Pastorais Sociais”, com a palestra sobre: As Oligarquias Políticas no Amazonas, tendo como formadores: Marilene Correa da Silva Freitas, Dra em sociologia, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e atual presidente do IGHA; e do Secretário de Cultura do Estado do Amazonas, Dr. Robério Braga, que abordaram, entre outras coisas, o sentido e o significado de oligarquia. O evento é realizado pela Caritas Arquidiocesana de Manaus em parceria com a Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB).  

De acordo com Pe. Orlando Barbosa, vice-presidente da Caritas, o objetivo da formação é capacitar as lideranças da igreja para que tenham conhecimento de como são formados os poderes dentro da cidade. “Estamos dando continuidade à escola de formação permanente dos líderes de pastorais e movimentos sociais, onde todos meses temos encontros e seminários de formação e, na etapa de hoje, estamos tendo esse olhar sobre a oligarquia no estado do Amazonas, pois nós que trabalhamos na área social da igreja católica, precisamos também aprofundar essa discursão, entender o processo oligárquico no qual estamos inseridos e que possamos saber como são formados os poderes dentro da cidade, porque isso também faz parte do nosso processo eclesial”, explicou Pe. Orlando.

“Esse é um momento importante, momento de reflexão realizado dentro de um espaço que estuda e faz pesquisa sobre a história e geografia do Amazonas, local ideal para termos uma formação sobre as oligarquias políticas aqui no nosso Estado e isso nos dá uma base para começarmos a refletir, como grupos de igreja, sobre o nosso posicionamento frente a essas famílias que se mantem no poder ao longo dos anos”, comentou Pe. Hudson Ribeiro, da equipe de coordenação do curso. Durante o seminário, a primeira parte foi teorizada pela Dra. Marilene que falou sobre as características e como se organiza as oligarquias e, logo na sequência, o Dr. Robério fez a segunda parte, falando sobre os 50 anos de história e política do Amazonas e do Brasil entre os anos de 1939 a 1989. “De março para cá, esse curso abriu um leque de conhecimento na minha vida que modificou completamente a forma de eu agir na igreja e tratar minha equipe”, disse Auxiliadora Martins, da paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro de Petrópolis.

 

 

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários