Jornalismo Rio Mar: Igreja no Brasil promove iniciativas que buscam reconhecer os idosos

Desde o início de seu pontificado, o papa Francisco sempre lembra dos idosos e dos avós em seus discursos. Muitas vezes dirigi-lhes palavras de encorajamento, recordando sua importante missão no mundo de hoje. Celebrado na última quarta-feira, 26 de julho, juntamente com o dia de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria, o dia dos avós é regado de gratidão e reconhecimento. “Rezemos por nossos avós e avôs, os quais, muitas vezes tiveram um papel heroico na transmissão da fé em tempos de perseguição. Quando nosso pais não estavam em casa, ou tinham ideias estranhas como as que a política ensinava naquela época, foram as avós a nos transmitir fé”, afirma o papa.

No Brasil, a proporção de idosos de 60 anos ou mais, de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que faz uma análise das condições de vida da população brasileira, mostra que entre 2005 e 2015, o número passou de 9,8% para 14,3%. Outro destaque do estudo foi a proporção com que o número de idosos aumentou em relação ao número de crianças, respectivamente 4,5 pontos percentuais e 3,8 pontos percentuais, demonstrando uma clara tendência de envelhecimento demográfico. Tendo em vista essa situação, a Igreja no Brasil promove várias iniciativas que buscam reconhecer o ‘grupo da terceira idade’, uma delas é desempenhada pela Pastoral da Pessoa Idosa.

Fundada efetivamente em 2004, a Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, em um processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas. Entre as atividades desempenhadas pela Pastoral, estão a capacitação de agentes para o acompanhamento das pessoas idosas, a promoção do desenvolvimento físico, mental, espiritual e cultural dos idosos.

Em comemoração ao Dia dos Avós, a Pastoral vem conduzindo várias iniciativas ao redor do país, como romarias e encontros, que pretendem promover a integração com os idosos, como é o exemplo da primeira Romaria dos Avós, realizada pela arquidiocese de Maceió em parceria com a Pastoral do Idoso e a Pastoral da Criança.

Rafaella Moura – Repórter Religioso da Rádio Rio Mar

Fonte – CNBB