Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Área Missionária Santa Helena realiza solenidade do Crisma de 114 jovens e adultos

O bispo auxiliar de Manaus, Dom José Albuquerque, ministrou na noite deste último domingo (23/7), o sacramento crisma de 114 jovens e adultos, que foi realizada na comunidade Santa Helena, localizada na Rua Bom Jesus s/nº – Novo Israel, pertencente à Área Missionária Santa Helena – Setor Pe. Ruggero Ruvoletto. Concelebrou o pároco, Pe. Rubson Balieiro e auxiliou o altar o diácono Francisco. Familiares e amigos dos crismandos pertencentes às 10 das 11 comunidades eclesiais fizeram uma celebração muito participativa e emocionante.

“Hoje vocês vão dar testemunho de que já estão adultos na fé, alguém que é cristão de verdade e que recebeu o Espírito Santo não para ficar de braços cruzados, mas sim para poder ajudar a construir o reino de Deus, que já está entre nós, porque Deus atua por meio daqueles que querem semear o bem, e esse é o papel da igreja e agora de vocês recebendo esse sacramento, pois o dia do Crisma é como se fosse um novo Pentecostes, uma renovação, um novo sentido na caminhada e é bonito saber que vocês se preparam. Mas a vida cristã não termina com o Crisma, o aprendizado e o conhecimento tem que continuar e o mundo precisa conhecer a Cristo e vocês, crismados, que têm essa missão de evangelizar”, disse Dom José durante a homilia.

Após a homilia, os crismandos acenderam a vela no círio pascal e fizeram as renovações das promessas do batismo, seguida da profissão de fé renunciando aos pecados. O rito prosseguiu com a imposição de mãos do bispo sobre os crismandos, depois ungiu a fronte de cada um deles, recebendo assim o Espírito Santo, Dom de Deus. Ao final da celebração, Dom José chamou a frente todos os catequistas e, em nome da Arquidiocese, agradeceu ao trabalho realizado e o compromisso que assumiram junto aos crismandos, pediu para que a comunidade rezasse por eles e desejou que todos consigam responder à missão de evangelizar e servir a Deus e a igreja.

Para o pároco, o Crisma de tantos jovens e adultos é a esperança de renovação das comunidades. “Estou muito feliz pela celebração deste sacramento, porque esses crismandos são frutos das nossas comunidades, da semeadura e do trabalho incansável dos nossos catequistas, dos ministros e todos os evangelizadores e, quando eles recebem o sacramento, é uma esperança de missão, de compromisso assumido e renovação do serviço em nossas comunidades”, comentou padre Rubson a respeito dos novos crismados, provenientes da primeira turma formada pelo método da Iniciação à Vida Cristã (IVC) que esta sendo adotado por todas as paróquias.

Ester Melo, coordenadora da catequese de área, afirma que foi uma caminhada de muita dedicação e, pelo fato de reunir jovens e adultos, gerou a oportunidade de famílias receberem o sacramento junto. “Foram dois anos de dedicação dos 50 catequistas trabalhando o Crisma nas 10 comunidades e, uma coisa que notamos, foi a presença de filhos com os pais fazendo o Crisma juntos e hoje receberam o sacramento nessa bela celebração”, disse. “Eu me senti tocada, pois na idade que estou e, pelo fato de já ser adulta, eu me sinto honrada de receber o Crisma, Deus tocou meu coração e agora eu quero ser semente na minha família e na minha comunidade”, completou a crismanda Suellen Aguiar.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

2 Comentários em "Área Missionária Santa Helena realiza solenidade do Crisma de 114 jovens e adultos"

avatar
Núbia Amorim
Visitante

Parabéns a nossa área missionário santa Helena! Muito lindo! Deus abençoe essa caminhada desses jovens!!

Francisca Borga
Visitante

Parabéns a nossa área de Santa Helena ,Deus vem se manifestando com sinais de perseverança e amor .Ao nosso pároco Pé.Rubson nosso carinho pelo trabalho missionário que vem realizando ,como bem falou Don José , devemos cuidar vem dele.

wpDiscuz