Jornalismo Rio Mar: Pastoral dos Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários realiza primeiro encontro no Brasil com Dom Piero Marini

A Pastoral dos Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários (PCAC) viveu um momento histórico na manhã do último domingo (23/7), quando cerca de 3500 coroinhas de todas as paróquias e áreas missionárias pertencentes aos 12 setores da Arquidiocese de Manaus, se reuniram no Santuário São José participar da palestra de Dom Piero Marini, arcebispo italiano, que veio falar um pouco da sua experiência como cerimoniário dos papas João Paulo 2 e Bento XVI.

O evento, mais conhecido como “encontrão”, teve como tema ‘Ser coroinha, primeira de muitas vocações” e começou as 9h30 com a acolhida.

Dom Piero, que apesar de ser italiano, se comunicou falando em espanhol sobre a sua caminhada desde quando entrou no seminário com 11 anos, até como foi a experiência de ser durante tanto tempo mestre de cerimônia ao lado de dois papas (18 anos só ao lado de João Paulo II).

Padre Leonardo Santos, assessor eclesiástico das Pastoral dos Coroinhas acólitos e cerimoniários da Arquidiocese de Manaus falou da importância do evento.

Na sequência, foi aberto um diálogo com os coroinhas junto ao arcebispo, onde puderam fazer perguntas sobre a vocação e missão dos coroinhas, após esse momento deu-se início a celebração eucarística presidida por Dom Piero, concelebrada por Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de manaus e demais padres e diáconos convidados.

Esta é a primeira vez que um evento dessa magnitude acontece no Brasil, onde um cerimoniário pontifício reúne-se com coroinhas para dar formação e trocar experiências.

Rafaella Moura – Repórter Religioso da Rádio Rio Mar