Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Missa e aula inaugural com Dom Piero Marini marcam início do segundo semestre do ITEPES

Na manhã do dia 24 de julho, ocorreu a abertura do segundo semestre do ano letivo do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes) com uma missa presidida por Dom Piero Marini, arcebispo católico italiano, e concelebrada pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom José Albuquerque; pe. Vanthuy Neto; pe. Zenildo Lima, pe. Marciney Marques; pe. Leonardo Santos; frei Ricardo Farias; frei Moacir Busarello e pe. Luiz Kirchner.

Ao final da celebração, pe. Vanthuy Neto, diretor executivo do Itepes apresentou aos alunos os professores que retornaram, como a Irmã Eugenia e o pe. Luiz Kirchner, e os que estão ingressando como o frei Moacir Busarello, pe. Marciney Marques, Pietro Bianco Epis e Irmã Floralice.

Logo após a missa houve a aula inaugural com Dom Piero Marini que tratou de maneira geral sobre celebração da liturgia pós Concílio Vaticano II. “Falei sobre a importância do Concílio Ecumênico Vaticano II para a liturgia, as características do concílio que foi diferente de todos os outros, encerrado em 8 de dezembro de 1965. Abordei sobre a importância da liturgia na vida de Igreja, pois se manifesta sobretudo quando nos reunimos em torno do altar. Ali se manifesta a Igreja local, quando se celebra com o clero, com os sacerdotes, com os diáconos, com os acólitos, com os coroinhas e os fiéis. A liturgia que temos é o maior tesouro que tem a igreja e cada domingo damos testemunho de que cremos em Deus em uma sociedade que já não crê em Deus. Por isso, é importante darmos este testemunho”, explicou.

Ele veio ao Brasil pela primeira vez em 1979 para visitar um amigo que há 39 anos está em missão no Rio de Janeiro e em outro momento veio acompanhando o papa João Paulo II. Recentemente, Dom Piero veio visitar seu amigo e estava no Rio de Janeiro, ao saber que estava no Brasil, a Arquidiocese de Manaus o convidou para vir à Manaus para um encontro com os coroinhas no dia 23 de julho e para a abertura do segundo semestre do Itepes.

No período da tarde, Dom Piero esteve no Seminário São José para escutar mais sobre as experiências locais e o que é específico da Arquidiocese e da região, dando continuidade à atividade realizada pela manhã.

 

 

   



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz