Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Encontrão com Dom Piero Marini reúne mais de 3,5 mil coroinhas da Arquidiocese de Manaus

A Pastoral dos Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários (PCAC) viveu um momento histórico na manhã do dia 23 de julho, quando cerca de 3,5 mil coroinhas das paróquias e áreas missionárias pertencentes aos 12 setores da Arquidiocese de Manaus, reuniram-se no Santuário São José para se confraternizar e, principalmente, para participar da palestra de Dom Piero Marini, arcebispo italiano e presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, que veio à Manaus falar um pouco da sua experiência como cerimoniário dos papas São João Paulo II e Bento XVI (Papa emérito).

O evento, mais conhecido como “encontrão”, teve como tema “Ser coroinha, primeira de muitas vocações” e começou às 9h30 com a acolhida e recepção dos mesmos que chegavam com muita alegria e animação. Logo após todos se acomodarem, foi passada a palavra à Dom Piero, que comunicou-se com os presentes (em espanhol) sobre a sua caminhada desde quando entrou no seminário com 11 anos, até como foi a experiência de ser durante tanto tempo mestre de cerimônia ao lado de dois papas, pois dos seus 75 anos de vida, 18 anos foram só ao lado de João Paulo II, atuando como seu cerimonialista.

Na sequência, foi aberto um diálogo com os coroinhas junto ao arcebispo, momento no qual puderam fazer perguntas sobre a vocação e missão dos coroinhas, após esse momento deu-se início a celebração eucarística presidida por Dom Piero, concelebrada por Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de Manaus, e demais padres e diáconos convidados. “Agradecemos a presença cordial e fraterna de Dom Piero entre nós, onde temos certeza que vamos despertar muitas vocações, pois a igreja aqui em Manaus, necessita de jovens fervorosos, que vivam com alegria a sua vocação cristã, por isso vamos rezar para que no meio de vocês possam surgir os próximos sacerdotes que para a igreja de Manaus e do mundo”, disse Dom José ao dar as boas vindas na celebração.

Segundo Juan Gabriel, coordenador do PCAC, esta é a primeira vez que um evento dessa magnitude acontece no Brasil, onde um cerimoniário pontifício se reúne com coroinhas para dar formação e trocar experiências. “Foi uma experiência muito rica poder estar presente com alguém que viveu tanto tempo com João Paulo II, esse grande homem que hoje é um santo da nossa igreja. Estamos muito felizes porque foi a primeira vez que Dom Piero fez um encontro para coroinhas, primeira vez para nós e para ele também porque ele é acostumado a lidar com padres e seminaristas e aqui ele falou para coroinhas pela primeira vez”, comentou Juan.

Para padre Leonardo dos Santos (Pe. Leo), assistente eclesiástico da PCAC, o “encontrão” foi a oportunidade de promover uma experiência de Deus a partir de um homem santo, além de promover também a cultura do encontro e da partilha. “Em um mundo onde todos vivem conectados e, ao mesmo tempo distante, esse evento é a oportunidade de nos encontrarmos e gerar essa cultura de proximidade, amizade e promoção vocacional, além de escutar um pouco o testemunho de vida deste grande bispo e que pôde compartilhar conosco, com toda a sua simplicidade, a alegria de ser discípulo e servidor de Deus”, explicou Pe. Leo

A Emoção dos coroinhas

De acordo com Rarison Alves, assessor de comunicação da PCAC, esse encontro vem sendo planejado desde ano passado e ocorreu em parceria com o Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazonia (ITEPES), na pessoa do padre Vanthuy que articulou o encontro do arcebispo com os coroinhas. “São João Paulo II deixou uma carta aos sacerdotes pedindo para que cuidassem dos coroinhas, que são celeiros de vocações e a presença de Dom Piero foi uma benção, ele que veio para dar uma formação no Itepes, mas se dispôs a estar hoje aqui”, comentou.

E não há duvidas que a presença de um cerimoniário papal junto aos coroinhas, acólitos, cerimoniários, padres, religiosos, pais e demais pessoas presentes no Santuário de São José, foi motivo de muita alegria para todos que se fizeram presentes. “Foi muito importante esse momento e com certeza aprendemos cada vez mais com esses grandes mestres como Dom Piero, gostei muito de ter participado” disse Nicoly Sarah, coroinha da Área Missionária Nossa Senhora dos Navegantes.

“Meu coração está batendo a mil de tanta emoção. Estou muito feliz de estar aqui representando minha comunidade e minha paroquia nesse dia que vai ficar guardado para sempre”, comentou Alaine Mendes, coroinha de Nossa Senhora das Dores, Redenção”. Já para Fratiana Prestes, da Área Missionária João Paulo II, foi uma experiência inovadora. “Já atuo há três anos com muito orgulho no ministério de coroinhas e hoje vivemos uma experiência bem legal e interessante, foi um aprendizado novo que Dom Piero nos trouxe e que gostamos muito”, disse.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

2 Comentários em "Encontrão com Dom Piero Marini reúne mais de 3,5 mil coroinhas da Arquidiocese de Manaus"

avatar
Patricia Cabral
Visitante

Parabéns aos coroinhas de nossa arquidiocese Deus sempre os guarde em sua missão. Parabéns pela reportagem e fotos nos faz participar sem estarmos presentes

Luzia Alves
Visitante

Obrigado Erico Pena pela materia, muito emocionante este encontro com D. Piero, eu como vice coordenadora da PCAC, agradeço por tudo e a nossa Arquidiocese onde podemos contar com o apoio. Valeu e nosso próximo evento será a celebraçãode S. Tarcísio no dia 19/08 as 09:00 no Santuário Aparecida.

wpDiscuz