Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Nossa Senhora Mãe dos Pobres celebra o envio de seus novos Ministros da Palavra e da Eucaristia

Na noite desta quarta-feira(19/07), a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres, localizada na Rua Santa Maria s/nº – bairro Puraquequara, Setor São José Leste, esteve em festa ao receber a visita de Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus que presidiu a celebração eucarística da renovação de oito Ministros da Eucaristia e da Palavra e a investidura de oito novos Ministros da Palavra.

Concelebrando com o bispo estiveram os missionários da diocese de Lins (SP) Pe. Matheus Ferreira (pároco) e o diácono Luiz de Lavor, enviados para o Amazonas em setembro de 2016, pelo Projeto Missionário entre o Regionais Norte 1 (Amazonas e Roraima) e o Sul 1 (São Paulo) onde, desde essa data, estão atuando junto à igreja e as 19 comunidades eclesiais situadas em ramais e regiões ribeirinhas.

A celebração começou as 19h30, com a igreja completamente lotada. A alegria era notável em cada rosto e em cada olhar dos comunitários que, mesmo antes de começar a santa missa, fizeram questão de cumprimentar e acolher com todo carinho o bispo que, como sempre muito sorridente e atencioso, abençoou a todos com a sua famosa frase: “Que Deus te abençoe e te guarde para sempre”.

Durante a homilia, Dom Tadeu enfatizou, entre outras coisas, a sabedoria e a experiência da oração e a importância que ela tem em nossa vida e nossa missão de cristão. Após esse momento, deu-se inicio ao rito de renovação e investidura dos novos ministros com Pe. Matheus apresentando ao bispo e à comunidade os candidatos que, após confirmarem seu desejo de servir ao ministério, foram acolhidos e tiveram suas vestes abençoadas por Dom Tadeu.

Depois da benção nas vestes, foi realizado o momento mais aguardado, o da investidura realizada pelos próprios parentes. “Estas vestes simbolizam a função que esses novos ministros irão exercer na santa liturgia e ao vesti-las, que possam se revestir do próprio Cristo procurando imita-lo com perfeição ao realizar o seu serviço”, comentou Dom Tadeu ao finalizar o rito apresentando enfim, os novos ministros à comunidade.

Antes do fim da celebração, o bispo chamou a frente os catequisandos que estão se preparando para receber os sacramentos em novembro e depois deu a benção final a todos. “Estamos muito felizes com este momento pois foi a primeira vez que Dom Tadeu presidiu uma celebração em nossa paróquia, com os familiares, amigos e parentes dos novos ministros, além da presença de 45 catequisandos que estão se preparando para a Crisma e Primeira comunhão. Foi realmente uma noite de muita confraternização e ação de graças”, disse o pároco.

Enviados e Reenviados

Independente de ser a primeira ou a terceira vez que são enviados, a emoção dos novos e antigos ministros era a mesma, ou seja, a felicidade de estar pronto a servir a Deus e ao seu povo. “É o meu segundo envio, estou muito feliz e me sinto ainda mais comprometido com Deus, sabendo que tem muito serviço pela frente tanto na igreja, como em todas as nossas comunidades”, disse José Marcelo, ministro da comunidade de Santa Luzia, no Lago de Puraquequara.

Para o casal Wanderlei e Luana, moradores do ramal do pescador, foi um momento muito importante de um chamado de Deus que começou principalmente com a chegada do novo pároco. “Só temos a agradecer, após esses seis meses de preparação com Pe. Matheus estamos aqui hoje como um enviado de Deus e é uma honra muito grande poder levar as comunidades ribeirinhas o Santo Nome de Jesus”, disse Wanderlei. “Sabemos a responsabilidade que temos agora com os doentes e idosos e, como casal, até nos fortalecemos diante desse chamadado que é muito importante para a base familiar”, complementou a esposa Luana.

    

 

 

  



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Nossa Senhora Mãe dos Pobres celebra o envio de seus novos Ministros da Palavra e da Eucaristia"

avatar
Luana
Visitante

Que maravilha!

wpDiscuz