Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Missa campal encerra visita pastoral de Dom Tadeu na A.M. Santa Maria Goretti

Uma comunidade em festa! Durante os dias 11, 12 e 13 a Área Missionária Santa Maria Goretti, localizada no bairro do Jorge Teixeira, recebeu a visita pastoral de Dom Tadeu Canavarro, bispo auxiliar de Manaus que visitou cada uma das seis comunidades com o intuito de conhecer um pouco mais da realidade local e trocar experiência entre os coordenadores das comunidades. O encerramento ocorreu na noite desta quinta-feira (13/07), onde foi realizada a missa campal na comunidade São Francisco de Assis, presidida pelo próprio bispo, concelebrada pelo pároco, padre Jardson Sampaio e auxiliados pelo diácono Agenor Júnior.

“Estamos hoje finalizando a visita pastoral na A.M. Santa Maria Goretti, é a primeira vez que eu faço como bispo, nesta região que foi confiada a mim e é uma experiência muito intensa pela oportunidade de encontrar muitos dos líderes, muitos agentes pastorais e com o povo de Deus dessas comunidades. Tivemos a possibilidade de ir em cada uma das comunidades, conhecer suas situações especificas e sobretudo como a igreja surgiu aqui nesse local, antes chamado de invasão, hoje ocupação. É sem dúvida uma grande alegria e fica aqui meus sentimentos de gratidão a todos que nos acolheram nesses três dias”, comentou Dom Tadeu.

A visita do bispo nas comunidades ficou dividida da seguinte maneira: primeiro dia, comunidade Nossa Senhora de Nazaré e a noite Santa Inês; segundo dia, comunidade Nossa Senhora Aparecida e a noite Santa Maria Goretti; terceiro dia, comunidade São João Batista e a noite São Francisco de Assis. “No primeiro dia, todas as comunidades explanaram um breve histórico de sua fundação de uma forma bem interessante; no dia seguinte discutimos como as comunidades estão hoje, o quê que tem e funciona, quais são as pastorais, as principais questões e os desafios enfrentados, e hoje encerramos com a santa missa e após a celebração teremos uma confraternização cultural”, explicou Dom Tadeu.

E foi assim que cerca de 350 pessoas, vindas de todas as comunidades, prestigiaram alegremente a participação do bispo finalizando com chave de ouro o tríduo das visitas. Padre Jardson, recentemente empossado como pároco da área, era só sorrisos e muito contente parabenizou a todos que de maneira direta ou indireta ajudaram na realização do evento. “Queremos agradecer de coração ao nosso bispo, foram várias experiências bonitas e muitos gestos de acolhida, bondade, de carinho e de amor que vivemos durante esses três dias, a gente fica muito feliz porque vê a emoção de vocês de fazer parte desse momento histórico”, comentou o pároco ao fim da celebração.

Homilia e participação da comunidade

Desde a acolhida na entrada da igreja, realizada pelas crianças da catequese, até os cantos da equipe de música e participação da liturgia, e a apresentação de cada comunidade na confraternização cultural tudo foi realizado em comunhão e com muito carinho para celebrar essa data tão importante. “Hoje foi uma noite maravilhosa, agradeço a todos os presentes que para nós é uma grande satisfação termos todos aqui presente, ainda mais nesse dia em que temos a presença de um bispo na nossa comunidade após 17 anos”, disse o senhor Reginaldo, coordenador da comunidade. Durante a homília, Dom Tadeu ressaltou mais uma vez a importância da visita pastoral e salientou que o reino de Deus é formado por justiça, paz e alegria.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz