Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Comunidade São Pedro, do setor Pe. Ruggero, celebra a festa do padroeiro com procissão e missa

A Área Missionária Tarumã (AMT), celebrou na noite deste domingo (02/07), a 13º edição da procissão em honra à São Pedro que, pelo terceiro ano consecutivo contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Eduardo Castriani. A procissão teve inicio na Igreja São Pedro, localizada na Rua São João, n.199, Parque São Pedro – Tarumã, de onde os fiéis saíram orando, cantando e dando testemunho de sua fé por algumas ruas próximo da igreja. No retorno, o arcebispo presidiu a celebração eucarística em homenagem aos apóstolos São Pedro e São Paulo.

Segundo Lilia Correa, uma das organizadoras do evento, tudo esta sendo articulado desde janeiro e cerca de 30 pessoas estiveram envolvidas. “Nós começamos a fazer os contatos no inicio do ano e, assim que temos a resposta da arquidiocese, ja começamos os preparativos que esse anos contou com o apoios de bastante jovens. Para nós essa procissão é muito importante, além de ser uma tradição que vem desde a fundação do bairro, que cresceu a partir da igreja: as casas, o comercio, enfim, tudo surgiu a partir da construção da nossa primeira igreja que contou  com a ajuda ate de evangélicos”, comentou Lilia.

Realmente foi uma celebração que agradou a todos os devotos que demonstraram toda a sua fé no decorrer da procissão e que finalizou com a benção de Dom Sergio na santa missa. “Todos os anos eu venho e esta cada vez mais bonita” disse Maria de Jesus, do catecumenato. “Sou devota de São Pedro e desde o dia do Santo, (29/06) estamos a comemorar. Acho muito importante, emocionante e com certeza vale a pena participar. Já estou me organizando para o arraial que vai ser no dia 23 desse mês e também é muito bom”, disse Lecilene Costa, paroquiana.

Na ausência do pároco Pe. Auricélio Ferreira e do diácono Gedeir Vieira, que estavam em retiro, Dom Sergio conduziu sozinho todos os ritos da celebração, durante a homilia,salientou a importância de Pedro e Paulo para igreja. “O Lema da festa desse ano diz: ‘na alegria do evangelho, viver o discipulado missionário como fez São Pedro’. Isso mostra como é bom ser cristão, pois nossa fé em Jesus nos faz pessoas alegres e ser discípulo é ser aquele que ama e segue o Senhor. E a nossa igreja tem duas colunas fortes, Pedro e Paulo, Pedro que se tornou o primeiro Papa e Paulo que passou de perseguidor à perseguido. Hoje estamos em festa lembrando o testemunho que esses dois discípulos deram”, disse.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz