Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Paróquia N.Sra. de Nazaré celebra a missa de despedida de Pe. Mario Missiato

Na noite desta sexta-feira (30/06) a paróquia N.Sra. de Nazaré, organizou uma missa de agradecimento ao Pe. Mario Missiato, por todo trabalho, zelo e ardor missionário prestados no decorrer de cinco anos que atuou como pároco, estando a frente de todas as pastorais e serviços da igreja. Presidindo a celebração estava o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, que concelebrou ao lado do bispo emérito, Dom Mário Pasqualotto, e demais padres convidados, entre eles Pe. Sousa, amigo de longa data e Pe. Daniel Curnis, que irá tomar posse como novo pároco no próximo domingo, dia 02.

Além dos sacerdotes, também estavam presentes religiosos de outras congregações e representantes de grupos, movimentos e pastorais das quatro comunidades que formam a paróquia N.Sra. de Nazaré, que se fizeram presentes lotando a igreja para prestar essa justa homenagem ao pastor que deixa o comando da paroquia, para assumir a sua próxima missão que será de Reitor da Casa do PIME, que serve de apoio aos padres em missão em Manaus, Parintins e Maués. “Posso sintetizar esses cinco anos que passei nessa paróquia que me adotou em apenas uma palavra: obrigado, obrigado por me aceitar como eu sou e me acolher como irmão”, disse Pe. Mario

E homenagem foi o que não faltou, a começar pelo próprio Pe. Sousa, que pediu a palavra logo depois da homilia de Dom Sergio, onde salientou que “o nosso Deus é um Deus de surpresa, que sempre nos surpreende, nos enviando para novos desafios e novas missões”. Em seu breve discurso, Pe. Sousa falou sobre a amizade de mais de 40 anos com Pe. Mario e o serviço prestado na igreja. “Nos conhecemos desde de 1973 e sinto no Pe. Mario a força para a continuação para o meu sacerdócio, lhe agradeço pela sua vinda à Manaus onde tivemos muitas caminhadas juntos. Sua presença nos trouxe encorajamento de nunca vacilar, agradecemos também ao seu sim verdadeiro, e pleno de consciência da missão de quem está aqui para servir”, comentou Pe. Sousa.

“Queremos agradecer a Deus Pai pelo dom da sua vida, uma vida dedicada ao serviço e que partilhou um pouco, cuidando de cada um de nós, se fazendo presente em todas as reuniões, chegando a conhecer a realidade de cada agente de pastoral. Tratou cada comunidade com humildade e, incentivou em cada pastoral suas atividades missionárias. Tem muito carinho pelas famílias, presença marcante e um temperamento forte, mas quem o conhece sabe que possui um grande coração, que sempre deseja que sejamos melhores e, nesses cinco anos, sua maior obra foi a união e integração de nossas quatro comunidades. Hoje em especial, nos unimos às demais paroquias e áreas missionárias que o senhor serviu, para agradecer como uma grande família por tudo e nossos desejos são que Deus abençoes sua nova caminhada”, disse Carol Gomes, coordenadora da pastoral de liturgia.

Pe. Mario é proveniente da Itália e foi ordenado padre em 1971, com 27 anos. Chegou ao Brasil em 1973, ficando de início no Seminário Pio X, do PIME, na cidade de Assis, São Paulo, aprendendo a língua portuguesa e um pouco sobre a cultura brasileira. Em setembro do mesmo ano ele veio para Manaus, capital do Estado que ele mesmo escolheu para trabalhar após ler relatos de outros padres missionários que por aqui passaram. Assumiu também algumas responsabilidades fora do Brasil, mas em solo manauara atuou em algumas paróquias como: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes; Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro do Coroado; Nossa Senhora de Nazaré, onde foi pároco pela primeira vez entre os anos de 1985 até 1992. Além de ser um dos responsáveis pela implantação de várias Paróquias e Áreas Missionárias em Manaus entre a década de 70 e 80.

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz