Procissão e missa campal marcam o final dos festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada à Rua Inocêncio de Araújo, 44 – Educandos, organizou na noite desta terça-feira (27/6) uma grande festa em homenagem à padroeira que iniciou às 17h30, com os devotos dentro da igreja fazendo a oração de N.Sra. do Perpétuo Socorro. Logo em seguida, saíram em procissão percorrendo as principais ruas do bairro até retornarem ao Centro Social e Cultural Zulandio Pinheiro, situado nas proximidades da paróquia, onde aconteceu a missa solene, presidida pelo Arcebispo Dom Sergio Castriani, concelebrada pelo pároco, Pe. Amarildo Luciano, e pelos padres Alcimar Araújo e Bruno, ambos vindos diretamente de Iranduba para participar da santa missa.

E não há dúvidas, de todos os títulos que a mãe de Jesus possui, o de N. Sra. do Perpétuo Socorro com certeza é um dos que mais possui devotos em todo mundo há séculos. Em Manaus, os fiéis devotos da santa apareceram dos quatro quantos da cidade para a tradicional procissão, cujo o ponto de encontro era na frente da própria igreja, de onde começaram o trajeto pelas ruas do bairro, cantando e orando, sempre tendo a frente a presença do Arcebispo como a figura que guia seu rebanho. Mesmo com o sobe e desce das ladeiras existentes pelo caminho, o povo de Deus não desanimou e seguiram firme e forte até o local onde foi realizado a celebração.

Durante a homilia de Dom Sergio, o arcebispo salientou mais uma vez a importância de Maria para os cristãos ao assumir o papel da mãe de todos nós. “O evangelho fala da hora de Jesus na cruz, a hora em que parece que o pecado venceu, pois Cristo estava morrendo crucificado, mas foi nesse momento que se manifestou a graça do amor divino, nesse ambiente de vitória e derrota, de pecado e de amor, que Deus nos dar a sua mãe, Maria, um momento impar da história da salvação, Maria se torna a mãe de todos nós e não apenas a mãe do redentor, ela é aquela que nos carrega no colo como na imagem de N.Sra. do Perpetuo Socorro e quantas foram as vezes que não recorremos ao colo da mãe num momento de dificuldade ou de perigo. Que Maria possa nos acompanhar e nos abençoar todos os dias, que possamos sempre prestar a nossa devoção e nossa fé”, disse

“Estivemos reunidos em novena durante três dias antes da grande festa e, no decorrer do tríduo na nossa paróquia gostaria muito de agradecer a dedicação, ao compromisso dos nossos confrades, das Irmãs de Santa Catarina, aos companheiros da liturgia, aos ministros da eucaristia, aos coroinhas, a todos os funcionários da nossa paróquia e todos os agentes de pastorais de nossas três comunidades, e peço desculpas se estive um pouco ausente nesses dias que tivemos muito trabalho, mas é porque estamos a frente da organização para a procissão de São Pedro, uma das que possuem mais exigências para que possa acontecer” comentou o Pe. Amarildo ao encerrar a celebração convidando a todos para participar do arraial.

Para os paroquianos, a celebração foi uma graça de Deus e uma justa homenagem à Maria. “Todos os anos eu venho pois sou devota e N. Sra. do Perpétuo Socorro tudo isso e muito mais porque ela é a nossa mãe querida que não nos nega nenhum pedido e merecia uma festa linda dessa. Estou muito feliz principalmente por ver que a cada ano mais e mais pessoas estão presentes, animados e fervorosos”, comentou Renildes Batista. “É sempre uma honra para nós, moradores do Educandos, participarmos dos festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro! Com a procissão podemos percorrer as ruas louvando a Deus e pedindo paz. Nosso bairro está precisando”, completou Emilly Dantas, servidora pública.

Sobre a devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A devoção a Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro é uma devoção universal, conhecida e venerada em todos os continentes do mundo, talvez a mais ampla e conhecida devoção de Nossa Senhora, especialmente no Oriente. No mundo todo são realizadas as famosas Novenas Perpétuas em honra de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro. Em 1866, o Papa Pio IX o entregou aos Padres Redentoristas para que divulgassem essa devoção, o que eles fazem ainda hoje. Ela é a Patrona dos Redentoristas.

O famoso e conhecido quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi pintado em estilo bizantino e representa Nossa Senhora, Mãe de Deus, a Senhora das Dores, que socorre seu Filho ainda Menino assustado diante da visão de São Miguel com o vaso de vinagre à esquerda e São Gabriel com a Cruz à direita. A Criança divina assustada diante desses instrumentos de sua Paixão se refugia nos braços de sua Mãe, agarra em suas mãos e deixa cair a sandália do pé direito. A Mãe a acolhe e a prepara para um dia viver a Paixão redentora da humanidade. O quadro tem origem desconhecida; segundo uma antiga tradição teria sido pintado por São Lucas, o que não é garantido. Mas com certeza se sabe que desde 1499 é venerado em Roma. Atualmente o quadro original se encontra na igreja de Santo Afonso de Ligório em Roma.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários