Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Procissão, missa e arraial finalizam os festejos em honra a N. Sra. Consoladora dos Aflitos

Em toda situação de angústia, sofrimento e solidão, o ser humano necessita de ajuda. Para muitos os Cristãos, Maria, a mãe do Salvador, é esse porto seguro para os desamparados, necessitados e aflitos. E, para festejar com alegria o dia em homenagem à Mãe do Consolo, a Paroquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, localizada no bairro da Betânia, realizou na noite desta terça-feira (20/06) a procissão e missa em honra a padroeira, que contou com a presença de dezenas paroquianos provenientes das cinco comunidades eclesiais.

A procissão teve início às 18h30 no chapéu de palha ao lado da UBS Lúcio Flávio Vasconcelos, nas proximidades da paróquia e seguiu o trajeto com as pessoas cantando e orando pelas ruas do bairro até retornar à igreja, onde depois de acomodados, os devotos puderam acompanhar a celebração presidida por Dom Tadeu Canavarro, bispo Auxiliar, tendo como concelebrantes o pároco, Pe. Thiago Barbosa, o vigário paroquial, Pe. Eulálio Arteaga e o Pe. Nivaldo Gil, ex-pároco que veio prestigiar.

Durante a homília, Dom Tadeu falou da importância de Maria como aquele que vem consolando e cuidando dos filhos de Deus desde o tempo dos apóstolos. “Entender a festa que celebramos hoje é entender que todos nós estamos no colo da mãe e não importa o peso da cruz que carregamos, Maria nos visita sempre, consola os aflitos e nos lembra que Jesus está caminhando conosco, assim como ela fez com João, quando estava junto com ele vendo Jesus crucificado e Jesus disse:  mulher eis o teu filho, filho eis aí a tua mãe, a partir daquele momento podemos afirmar que Maria faz parte da nossa vida com mãe que cuida e aconselha seus filhos”, disse.

O bispo ainda comentou emocionado sobre a primeira vez que rezou uma missa no santuário de N. Sra. Consoladora dos Aflitos. “A festa de hoje para mim tem um significado todo especial, já faz alguns anos da primeira vez que eu me deparei com o título de N. Sra. Consoladora dos Aflitos, quando eu rezei a missa no santuário dedicado a ela na cidade de Turim, na Itália. Ali naquele altar, junto com os outros sacerdotes a gente experimentou essa consolação e por maior que seja a dificuldade que você tem na sua vida, é preciso entrar em contato com ela, vir para o colo da mãe. E é ali, que muitos encontram a paz para o coração, como aconteceu com São João Bosco, que diante daquela imagem decidiu sua verdadeira vocação e o seu projeto de vida”, relembrou Dom Tadeu.

Após a comunhão, padre Thiago convidou Dom Tadeu para realizar o envio dos novos coordenadores das pastorais e ministérios, como coroinhas, tesouraria. Aproveitando a ocasião, Dom Tadeu abençoou os membros da comunidade de oração Santíssimo Sacramento, que estão voltando a atuar na paróquia da Betânia após passarem dois anos em missão na capela do bairro do morro da liberdade. “Agradecemos muito a acolhida do padre e de todos os comunitários a nós que estamos retornando à paróquia para trabalhar com a juventude e avisamos que a partir do dia primeiro de julho, nós vamos começar nossos encontros logo depois da missa das 18h aqui na paróquia e todos estão convidados, não precisa ser só jovens, basta ter alegria no coração”, disse Frank Ney, coordenador.

Antes do termino da celebração, a comunidade ainda foi brindada com uma linda apresentação do grupo de teatro que, entre músicas e encenações, reproduziu a história da aparição de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. “Nós ensaiamos em torno de um mês, envolvendo cerca de 30 jovens da catequese, da dança e comunidade que sempre se apresentam em ocasiões especiais”, disse Carol Santos, da equipe de apoio. Depois da apresentação, Dom Tadeu deu a benção solene, fez algumas fotos com os participantes da celebração e, para finalizar a noite, todos foram convidados a participarem do arraial da padroeira que foi realizado na quadra ao lado da igreja.

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz