Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

G1 Amazonas – Fiéis celebram Corpus Christi com missas e procissão em Manaus

Ocorreu nesta quinta-feira (15) a procissão de Corpus Christi, que percorreu as ruas do Centro de Manaus em uma das celebrações mais tradicionais da Igreja Católica. Missas, celebrações e bençãos eucarísticas também marcaram o dia.

Com o tema “Eucaristia, alimento que nos conduz à missão”, o evento faz memória ao corpo e sangue de Jesus Cristo. É quando a Igreja Católica celebra esse mistério em uma das suas tradições mais antigas, iniciada no século 13.

Em Manaus, a programação iniciou às 7h30 com uma missa na Catedral Metropolitana. Às 10h, outra missa reuniu fiéis para celebrar o corpo de Cristo.

 Por volta das 16h iniciou a Celebração Campal, realizada na Avenida Eduardo Ribeiro, de onde partiu a procissão, iniciada por volta das 17h30. A procissão é a única vez em que o corpo de Cristo vai para as ruas da cidade, segundo a irmã Célia Campos.

“As outras procissões são devocionais, nesta nós andamos pela cidade levando o próprio Deus vivo, real e presente na eucaristia. É uma manifestação de fé muito grande, que os cristãos católicos fazem homenageando nosso Deus, pão vivo descido do céu”, disse.

A celebração sempre acontece 60 dias após a Páscoa, logo depois de pentecostes. “Corpus Christi, onde os fiéis vão professar a sua fé, com todo o seu amor, por Jesus na eucaristia”, contou o pároco da cadetral metropolitana de Manaus, Hudson Ribeiro.

A procissão percorreu as avenidas Sete de Setembro, seguiu para a Avenida Joaquim Nabuco, onde centenas de fiéis participaram da benção aos doentes, em frente ao Hospital Beneficente Portuguesa, logo depois percorreu a Rua 10 de Julho e voltou para a Avenida Eduardo Ribeiro.

Houve quem foi para pedir e outros, como o motorista Manoel Ferreira. “Estou aqui por agradecimento a Deus, porque tudo o que ele faz para a gente é coisa boa. Se a gente colocar Deus na frente, tudo corre bem. Participo todo o ano porque eu gosto de agradecer”, completou.

A celebração encerrou com a Benção Eucarística , presidida pelo arcebispo Dom Sérgio Castriani, na presença do corpo de Cristo e de centenas de fiéis.

Matéria publicada no dia 15/06/2017, confira no link: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/fieis-celebram-corpus-christi-com-missas-e-procissao-em-manaus.ghtml



Por: Arthur Amorim

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz