Dom Sergio preside missa de encerramento dos festejos de N. Sra. Do Sameiro

A Paróquia Militar Nossa Senhora do Sameiro, celebrou na noite desta segunda feira (12/06), uma santa missa finalizando os festejos da padroeira da paróquia, que iniciaram com o novenário, seguido de arraial. A celebração em honra a Nossa Senhora do Sameiro foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada pelo pároco, Pe. José Ricardo, Pe. Aparício, auxiliados pelo diácono Lúcio Guaraldi. Ao fim da celebração, foi realizado a coração de Nossa Senhora e, na sequencia, uma pequena procissão em volta da igreja com os fiéis cantando e orando.

Depois de Fátima, o Santuário do Sameiro é o maior centro de devoção mariana situado em Portugal. A sua construção teve início em 1863, por iniciativa do padre Martinho Pereira da Silva, à época vigário de Braga, o qual mandou colocar no cimo do monte uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, fato salientado até mesmo por Dom Sergio em sua homilia. “Em Portugal, o santuário de N.Sra. do Sameiro é um dos mais visitados, um local de encontro com Deus e de oração, e hoje estamos muito felizes festejando aquela que foi escolhida sem pecado original e que nos ensina como é ser cristão, sendo intercessora, rezando por nós. É muito bom ter Maria como padroeira, como mãe”, disse o arcebispo.

Segundo Pe. Zé Ricardo, em Manaus, a devoção à santa começou há pouco mais de 50 anos. “A devoção a virgem Maria, N. Sra. do Sameiro iniciou há 50 anos com o casal Nagib e Maria Salém que mandaram confeccionar a imagem da santa em Portugal, além de serem os responsáveis pela construção igreja tendo sua missa inaugural em 2 de abril de 1967. Hoje, graças a Deus, concluímos a nossa festa, após o novenário em devoção a nossa padroeira, com cada dia destacando um dom da nossa padroeira e a quermesse que aconteceu no fim de semana, com a participação das pastorais e movimentos da nossa paróquia, agradecemos a Deus e todos as pessoas que vieram que vieram participar conosco nessa festa tão importante”, agradeceu o pároco.

Durante a missa, um dos momentos mais emocionantes sem dúvida foi a coroação de Nossa Senhora realizada simbolicamente pelas crianças, logo em seguida, todos realizaram uma breve procissão ao redor da igreja. “É sempre uma dádiva poder homenagear Maria, aquela que se doou para trazer o filho de Deus para nos salvar. Quando eu lembro de todas as dificuldades e sacrifícios que ela passou, por todo sofrimento que ela teve desde o parto até os pés da cruz, até me emociona porque essa é a nossa mãe, que nos carrega no colo e quando a gente precisa é só chamar que ela vem. Maria é um exemplo de mãe, de companheira, de mulher e temos que agradecer imensamente a Deus por ter nos dado ela”, disse emocionada Sandra Muçi , paroquiana e devota de N. Sra. do Sameiro.