Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Jovens e adultos da Área Missionária São Lourenço recebem o sacramento do Crisma

A comunidade São Paulo Apóstolo, localizada na rua 5, Cj. Jardim Primavera – Parque 10, celebrou na noite deste domingo (11/06), o sacramento da Confirmação em 47 jovens e adultos da Área Missionária São Lourenço. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani e concelebrado pelo padre John Paul, auxiliados pelo diácono Ademar Mendes. Os crismandos são provenientes cinco comunidades Área Missionária possui e que passaram por vários encontros semanais durante um período de dois anos e meio.

A cerimônia de Confirmação aconteceu no da que a Igreja celebra também a festa da Santíssima Trindade. Outro diferencial foi o fato de ser a primeira turma de crismandos a serem formados pelo método da Iniciação a Vida Cristã (IVC) e ja vão sair engajados em alguma pastoral. “Temos a alegria de receber 47 jovens e adultos ungidos e prontos para a missão, para trabalhar nas pastorais e, em nome da Área Missionária acolhemos a todos vocês. No próximo domingo (18/12), acontecerá em todos as comunidades, o rito de acolhida de todos vocês na pastoral, onde cada crismado vai assumir alguma responsabilidade na sua comunidade”, comentou Pe. John Paul.

De acordo com Marcia Poinho, o diferencial desses crismandos é que eles ja saem da Crisma direto para alguma pastoral que eles mesmo escolheram segundo sua afinidade. “Foram dois anos e meio, com encontros reunindo jovens, adultos com famílias e até agentes da pastoral que ainda não tinham o sacramento. Durante o retiro que fizemos com eles, convidamos os coordenadores de cinco pastorais (Pascom, PJ, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo e Catequese) para explicar como funciona cada pastoral e assim o crismando poderia escolher aquele que tinha mais afinidade, o próximo passo após receber o sacramento é ser acolhido em sua comunidade na pastoral que ele escolheu”, explicou a coordenadora.

Outro diferencial da celebração foi o momento do ofertório, quando os crismandos entraram ofertando alguns objetos que fizeram parte da sua trajetória durante a catequese, entre eles: a bíblia; o livro e o caderno da crisma; o pão e o vinho; a ficha de inscrição em alguma pastoral e até a homenagem aos próprios catequistas que acompanharam durante toda a formação. “A emoção de ter concluído a crisma é muito gratificante e agora eu quero continuar na liturgia porque eu gosto de ler, e sinto que vou poder ajudar nas celebrações”, disse Bárbara Oliveira, nova crismada

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz