Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Portal Acrítica – Festa da Santíssima Trindade será realizada neste fim de semana em Manaus

O festejo começa no sábado (10), com uma alvorada festiva pelas ruas da área missionária Santa Catarina da Sena. No domingo (11), será feita a reza da ladainha em latim09/06/2017 às 13:44 – Atualizado em 09/06/2017 às 14:15
O evento começa neste sábado (Foto: Gabriel Ferreira)

Especial para acritica – Gabriel Ferreira

A edição deste ano da Festa da Santíssima Trindade será realizada entre os dias 10 e 11 de junho em Manaus. Com o tema ‘Eu sou o Senhor teu Deus, que te conduz no caminho que deves seguir’, o evento segue como uma das programações mais tradicionais da cidade.

O festejo começa no sábado (10), com uma alvorada festiva pelas ruas da área missionária Santa Catarina da Sena. Durante a programação, será compartilhado café com toda a comunidade.

No domingo (11), a partir das 6h será feita a concentração para a reza da ladainha em latim e a Caminhada Penitencial Voltada aos Biomas. O ponto de encontro é na Igreja Santa Catarina de Sena. A programação encerra com a escola do Juiz Mastro e Festeiro do Ano Seguinte.

A coordenadora da comunidade e herdeira da tradição da festa, Maria Cleide Tenório, 63, comentou sobre a importância da realização do festejo.

“Nós estamos aqui em Manaus há mais de 30 anos. A festa começou no quintal de casa e tomou proporção. Hoje ela é feita na comunidade Santa Catarina de Sena. O avanço que nós tivemos, foi quando o bispo Dom Sergio, nos abençoou em 2016 transformando essa devoção em experiência de comunidade de aliança, vivendo o carisma da missão. A minha mãe foi uma guerreira na fé, e por meio dela e das minhas avós, assumimos esse legado de devoção”, disse.

Histórico de devoção

A devoção a Santíssima Trindade tem inicio na Família Alves Belém, no distrito Barreira do Andirá (localizada a 20 km de Parintins). Foi entregue a eles uma imagem em formato de coroa, e um pedestal representando a divindade Santíssima Trindade. Na época os familiares visitavam de canoa as casas dos moradores da localidade, para rezar a ladainha da trindade em latim.

A imagem foi passada de geração em geração, permaneceu por um tempo em Parintins, e por volta de 1984 chegou a Manaus, trazida por Maria do Carmo Tenório (em memória), falecida no anode 2016 aos 82 anos.

A matriarca da família deixou seus ensinamentos para a filha mais velha Maria Cleide Tenório sobre a tradicional festa, que passou a realizar o levantamento do mastro com frutas, para se cumprir as promessas dos devotos. A tradição centenáriada reza da ladainha em latim, continua pelos anciãos da família, assim como o café compartilhado pela comunidade.

A partir de 1985passou-se a celebrar a Festa em Honra a Santíssima Trindade. Com o passar do tempo, foi introduzida a noite de louvor e a divisão dos familiaresdevotos em continentes e suas respectivas cores: Africano- Verde, Americano-Vermelho, Asiático-Amarelo, Europeu-Branco e Oceania-Azul.

Com mais de 100 anos de existência de devoção, a Comunidade Católica Santíssima Trindade (reconhecida pela arquidiocese de Manaus como comunidade de aliança), segue com a tradição realizando todos os anos o festejo que completa 33 anos se cumprindo as promessas com a entrega de fitas pelos devotos por realização de milagres e curas.

Foto: Gabriel Ferreira

Matéria publicada no dia 09/06/2017, confira no link: http://www.acritica.com/channels/manaus/news/festa-da-santissima-trindade-sera-realizada-neste-fim-de-semana



Por: Arthur Amorim

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz