Área Missionária Santa Maria Goretti celebra a posse do seu novo pároco e diácono

A Área Missionária Santa Maria Goretti, localizada no bairro de Jorge Teixeira, acolheu com muita alegria em uma bonita celebração, a chegada do seu novo pároco, padre Jardson Sampaio e do diácono Agenor Junior, que tomaram posse na noite desta sexta-feira (09/06), na solenidade presidida pelo bispo auxiliar Dom Tadeu Canavarro. A festa de acolhida também contou com a participação do padre Teodoro Baquedano e os diáconos Reginaldo Barros, Pedro Moreno e Luiz Delavor.

Além é claro de centenas de amigos, sobretudo da Área Missionária Santos Martíres, onde padre Jardson foi pároco durante quatro anos, que compareceram em peso, lotando a igreja para prestigiar a posse e se despedir de um grande amigo. “Estamos com o coração triste, mas ao mesmo tempo feliz, porque sabemos que o padre Jardson é um servo por amor, e como diz a palavra de Deus, ‘o servo deixa a sua família para ir em busca de uma nova’ e hoje ele está aqui assumindo uma nova família nessa Área Missionária, mas ele sempre estará presente em nossos corações por tudo aquilo que ele fez por nós”, disse uma representante da Área Missionária Santos Martires.

E foi assim, em meio a uma mistura de sensações, de uma assembleia dividida entre os que vieram para acolher e os que vieram para se despedir, que exatamente as 19h15 deu-se início à santa missa com a igreja praticamente lotada. Apesar do calor, todos permaneceram até o fim e acompanhavam atentamente cada momento da celebração. A comunidade participou em vários momentos e era visível que tudo foi preparado com muito carinho e amor. Dom Tadeu, em sua homilia, falou da importância de um padre, sendo pai, mestre e guia para uma paróquia, comunidade ou área Missionária.

“O padre é chamado a ser pai, que vai cuidar dos paroquianos, abrir as portas da comunidade, não abandonando seus filhos e sendo a luz. O padre também é chamado a ser mestre, não por sabe mais, mas porque ele entende a Palavra, fala da Palavra e vive essa Palavra inspirado pelo Evangelho e ele ensina os seus, ajudando a enfrentar a luta de cada dia. E o padre também tem a função de guia, guia espiritual, não só dos sacramentos, mas como orientador da nossa vida, sabendo escutar as pessoas e ajuda-las a percorrer o caminho da fé. E o padre Jardson, assumindo como pároco, vai procurar ser pai, mestre e guia, e junto com vocês ele possa desenvolver um excelente pastoreio”, comentou o bispo auxiliar.

Após a homilia, padre Jardson realizou a renovação das promessas feitas ao bispo no dia de sua ordenação sacerdotal. Depois desse momento, a pároco recebeu das mãos de Dom Tadeu, alguns instrumentos trazidos pela comunidade que lhe ajudarão a desempenhar a sua missão, entre eles: a chave da igreja, relembrando o cuidado que deverá ter com o templo; a chave do Sacrário, lembrando que a eucaristia é o ápice e fonte de todo culto e da vida cristã; a pia batismal, para administrar o batismo aos novos filhos e filhas de Deus; e a estola roxa, instrumento para a administração do sacramento da penitencia.

Antes do termino da celebração, a comunidade aproveitou a oportunidade para fazer algumas homenagens ao pároco que foi até presenteado com um violão. Depois todos foram convidados a participar de um lanche partilhado no salão paroquial. “Toda nova experiência traz um novo entusiasmo e nova esperança, estou muito feliz e muito contente de estar aqui nessa nova comunidade muito acolhedora, sendo ordenado hoje, no dia do aniversário da minha mãe, que infelizmente não pode vir de Santarém porque teve que ficar cuidar do meu pai que ficou adoentado. Agradeço a Deus e ao Arcebispo pela confiança dada a mim”, disse o novo pároco.