G1 Amazonas – Multidão de fiéis lota Sambódromo de Manaus na celebração de Pentecostes

Com o tema “Vem Espírito Santo, com Maria, cuidar da Amazônia!”, uma multidão de fiéis participou da festa de Pentecostes neste domingo (4), no Sambódromo. A celebração comemorada pelos cristãos marca a chegada do Espírito Santo, 50 dias após a ressurreição de Jesus Cristo, na Páscoa.
A coordenação estima que 80 mil pessoas participaram do evento nesta edição. Já o Polícia Militar (PM) calcula 60 mil participantes.
Segundo o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, a Pentecostes neste domingo, mostra que “a igreja está viva”. “Muita gente pensa que está acabando, mas não está. Fico muito feliz em ver que está muito viva. Celebramos o Espírito Santo que está, inclusive, nesta cidade”, disse Castriani.

A cabeleireira Roseli Cavalcante, 56 anos, disse participar da festa de Pentecostes há 20 anos. Para ela, a cada ano, a celebração cresce e fica mais especial. “Quanto mais me aproximo de Jesus, a celebração fica mais emocionante. É muito lindo ver tantas pessoas juntas aqui em Pentecostes”, afirmou.
Para a técnica em eletrônica Silmara Sato, 38 anos, Pentecostes é um marco para a igreja católica. “A celebração está linda. Somos a maioria no Brasil e na América Latina. Quando nos reunimos em Cristo, é uma emoção muito grande”, comentou Silmara.
O engenheiro Narcizo Martins, 49 anos, foi para a festa de Pentecostes pela primeira vez em 2017 e disse ter ficado feliz em ver famílias juntas para a celebração. “Vemos crianças, casais, famílias inteiras neste momento tão importante para a igreja em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos. A festa foi maravilhosa aqui em Manaus”, disse.

A festa de Pentecostes de 2017 começou às 17h com a celebração de uma missa. Em seguida, dois shows e uma apresentação do grupo musical Raízes Caboclas fecharam o evento no Sambódromo.

Segurança

De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (Ciccc), Hermes Macedo, policiais militares, civis, bombeiros, enfermeiros e agentes de trânsito participam da segurança da festa de Pentecostes.

“Estamos trabalhando para manter a segurança dos cristãos. Por mais que seja um evento religioso, estamos atentos para possíveis ocorrências. Até às 18h30, atendemos apenas uma criança que passou mal devido ao calor”, disse o coordenador.

Matéria publicada em 04/06/2017, confira no link: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/multidao-de-fieis-lota-sambodromo-de-manaus-na-celebracao-de-pentecostes.ghtml